PET - Elos Virtuais: Prática docente no sistema prisional


Mais um momento de debate do Grupo Práxis - PET Conexões de Saberes. Nas quartas-feiras as e os bolsistas movimentam o programa, compartilham e aprimoram conhecimentos, circulando por lugares outros do saber.
 

    Ontem, 07/10, tivemos a imensa satisfação de ter presente conosco Izadora Almeida, professora da área das Ciências Humanas no estado de São Paulo, e atualmente atua no sistema prisional. Discutimos e traçamos caminhos à respeito da prática docente e percebemos o quanto o sistema vem se modificando no decorrer dos tempos. O debate tão engrandecedor, nos impulsionou diversos pensamentos sobre a importância de desenvolver um trabalho pedagógico nas penitenciárias e nos abriu espaço para várias outras reflexões.

    Buscamos compreender como é o trabalho de um/a docente, quais os métodos utilizados nesse processo, identificar quais recursos são destinados a educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam nesse ambiente, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa um auxílio à construção da ressocialização e ao retorno desses indivíduos à sociedade. A pobreza, a violência e a exclusão são algumas das situações que, infelizmente, influenciam diretamente nos desempenhos educacionais. Não somente educadoras e educadores, mas toda a sociedade é cercada por preconceito e opressão, e não buscam refletir sobre o grau de responsabilidade que deveriam ter no que diz respeito a efetivação do direito das pessoas presas a uma nova oportunidade, respaldada em preparo e ressignificação de vida. 






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