PET - ELOS VIRTUAIS: Entrecruzamentos de História e Jornalismo no contexto das sociedades em redes

Mais um momento de debate do Grupo PET Práxis - Conexões de Saberes. Nas quartas-feiras as e os bolsistas movimentam o programa, compartilham e aprimoram conhecimentos, circulando por lugares outros do saber.

    Ontem, 14/10, tivemos a enorme satisfação de ter presente conosco Jorge Arlan de Oliveira Pereira, jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Iniciamos esse caminho fazendo um paralelo entre História e Jornalismo, e, desta maneira, foi possível realizar um diálogo interdisciplinar.  No limite, foi possível compreender as mudanças no dia a dia das redações e do trabalho da/os jornalistas, a partir da utilização das redes de comunicação para uma busca por sugestões de pautas e por fontes para suas matérias. Além disso, a velocidade das informações provoca uma mudança no próprio fazer jornalístico, já que passamos de um esquema de distribuição de conteúdo dos veículos para o público, para um espaço em que as pessoas são potenciais produtoras/es.

    Ademais, a integração das duas áreas do conhecimento é uma demanda das sociedades atuais, tendo em vista que a união desses componentes viabiliza a construção de inovadores e diferentes saberes. Além de promover reflexões acerca de aceleração do tempo, das formas de (re)inventar as maneiras de divulgar informações e saber se comunicar de forma correta, pode se pensar que a interdisciplinaridade é uma realidade que deve servir ao campo científico como uma ferramenta de valor para a produção e multiplicação do conhecimento.
















 

Comentários

Postagens mais visitadas