Retomando alguns conceitos!

 

      O Grupo PET Conexões de Saberes Práxis- Licenciaturas  esteve discutindo alguns conceitos que embasam nosso grupo, como educação popular e Universidade, com isso segue abaixo uma pequena síntese do que foi discutido com base no texto de referência O caráter popular da Educação Superior dos autores Dirceu Benincá e Eduardo Santos.

O presente texto nos aponta a educação como um direito humano e social, fundamental e inalienável, nesse sentido os autores colocam o conceito de “popular”, se referindo a um segmento oprimido da sociedade em relação a questões socioeconômicas, políticas e culturais, sendo assim a “educação” foi conceituada como a principal ferramenta para produzir autonomia dos sujeitos através de um processo de formação capaz de promover a conscientização e o empoderamento desses homens para que possam exercer a cidadania. Segundo o texto o Estado tem um papel importante no que se refere a educação, pois é o maior responsável por executar políticas nessa área, as quais devem  contemplar todos, ou seja, uma educação pública e de qualidade como direito de todos.
No entanto, nesse texto pode-se perceber que além de oferecer um bom ensino e contribuir para o ingresso e a presença das classes populares no Ensino Superior é necessário que se garanta a permanência desses estudantes nas Instituições de Ensino, em relação à Universidade federal da Fronteira Sul- campus Erechim (UFFS), há políticas públicas de permanência (auxílios, bolsas), a forma de ingresso nessa instituição ocorre através do SISU e os estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, recebem uma bonificação sobre a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com isso concluímos que o público e popular da UFFS está em processo construção, levando em consideração que a universidade apresenta uma trajetória recente.
O texto também coloca que recentemente no Brasil algumas Universidades Públicas foram criadas de baixo para cima, a partir dos movimentos populares, como é o caso da UFFS, sendo assim o texto nos traz alguns elementos para pensarmos a universidade pública e popular dentro dos eixos ensino, pesquisa e extensão, e para além disso o diálogo que a universidade pode e deve promover com os movimentos sociais, levando em consideração os saberes desses sujeitos, o texto nos traz que os professores devem compreender  esse aspecto popular da universidade e por fim o processo de descolonização, através de um referencial teórico e prático que contribua para uma reinvenção do processo histórico de exclusão social e de uma universidade que busque uma Práxis transformadora.

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