Retomando alguns conceitos!
O Grupo PET Conexões de Saberes Práxis- Licenciaturas esteve discutindo alguns conceitos que embasam nosso grupo, como educação popular e Universidade, com isso segue abaixo uma pequena síntese do que foi discutido com base no texto de referência O caráter popular da Educação Superior dos autores Dirceu Benincá e Eduardo Santos.
O
presente texto nos aponta a educação como um direito humano e social,
fundamental e inalienável, nesse sentido os autores colocam o conceito de
“popular”, se referindo a um segmento oprimido da sociedade em relação a
questões socioeconômicas, políticas e culturais, sendo assim a “educação” foi
conceituada como a principal ferramenta para produzir autonomia dos sujeitos
através de um processo de formação capaz de promover a conscientização e o
empoderamento desses homens para que possam exercer a cidadania. Segundo o
texto o Estado tem um papel importante no que se refere a educação, pois é o
maior responsável por executar políticas nessa área, as quais devem contemplar todos, ou seja, uma educação
pública e de qualidade como direito de todos.
No
entanto, nesse texto pode-se perceber que além de oferecer um bom ensino e
contribuir para o ingresso e a presença das classes populares no Ensino
Superior é necessário que se garanta a permanência desses estudantes nas
Instituições de Ensino, em relação à Universidade federal da Fronteira Sul-
campus Erechim (UFFS), há políticas públicas de permanência (auxílios, bolsas),
a forma de ingresso nessa instituição ocorre através do SISU e os estudantes
que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, recebem uma bonificação
sobre a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com isso concluímos que
o público e popular da UFFS está em processo construção, levando em
consideração que a universidade apresenta uma trajetória recente.
O
texto também coloca que recentemente no Brasil algumas Universidades Públicas
foram criadas de baixo para cima, a partir dos movimentos populares, como é o
caso da UFFS, sendo assim o texto nos traz alguns elementos para pensarmos a
universidade pública e popular dentro dos eixos ensino, pesquisa e extensão, e para
além disso o diálogo que a universidade pode e deve promover com os movimentos
sociais, levando em consideração os saberes desses sujeitos, o texto nos traz
que os professores devem compreender
esse aspecto popular da universidade e por fim o processo de
descolonização, através de um referencial teórico e prático que contribua para
uma reinvenção do processo histórico de exclusão social e de uma universidade
que busque uma Práxis transformadora.
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