Afinal, sobre o conceito de oprimido e movimentos sociais...
Hoje o Práxis teve como proposta da tarde a discussão acerca do oprimido e dos movimentos sociais. Afinal, o que entendemos quando tratamos destes demais conceitos às realidades propostas em nossa sociedade? Do que estamos tratando quando falamos de tais? Com a ilustre presença da já professora Marissandra, que inicia seu trabalho de mestrado na UFFS, o Práxis buscou compreender o que fazia de alguém ter a condição de oprimido e como era a atuação dos movimentos sociais diante desta condição.
Algumas distinções são necessárias à compreensão do debate. Só é possível existir oprimidos se haver opressores, ambos são completamente antagônicos, porém estão de certa forma "ligados"; com isso, o surgimento destes dois sujeitos (oprimido e opressor) só é possível no ato de opressão. É no ato de opressão que inicia-se a súbita divisão entre aquele que explora, que arbitrariamente tira qualquer possibilidade de escolha do outro, ou seja, o opressor; e aquele que tem sua possibilidade de escolha vetada, o que é explorado, falamos do oprimido.
Estas divisões, são fundamentais para a compreensão não apenas do debate da tarde, mas para compreender as múltiplas ações opressoras decorrentes no mundo que vivemos, sobretudo no mundo onde conseguimos alcançar. Neste momento, entra os movimentos sociais, de modo a sinalizar os oprimidos de sua condição; que em muitos momentos se apresenta de forma camuflada. O objetivo primordial dos movimentos sociais está justamente neste processo de sinalização, ao mesmo tempo que de luta com os oprimidos para acabar com tal ato de opressão. Inclusive, aparecendo em diversos cenários públicos, como até mesmo o teatro. (vide: Teatro do Oprimido - de Augusto Boal)
O fato do oprimido, em muitas vezes, almejar ser um novo opressor é uma das contradições apresentadas por esta relação. Inicia-se desde então, um ciclo que aprofunda ainda mais a relação de ambos.
Desse modo, vemos na educação um instrumento de poder que possibilita a uma sociedade, que seus cidadãos possam se desenvolverem mais adequadamente possível.
Dale.
Erechim, 11/11/2015 - Práxis PET/Conexões de Saberes - Licenciaturas
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