Debatendo sobre a relevância da pesquisa participante

Com a leitura realizada pelo Grupo Práxis do texto "EPISTEMOLOGIA FREIREANA E PÓS-COLONIALIDADE: reflexões a partir da pesquisa participante na América Latina", demos início a um diálogo construtivo sobre nossas percepções individuais diante do texto.
Cada petiano/petiana pôde expor sua compreensão sobre os argumentos apontados no artigo pelo autor Thiago Ingrassia Pereira, e trocar pontos de vista sobre o tema. 

Diante disso, respondemos tais questionamentos:

1. Quais as características da Educação popular?
Enquanto grupo, chegamos a conclusão que a educação popular evidencia e problematiza o saber dos indivíduos, levando em conta suas vivencias e, suas realidades. Sendo através do diálogo feita a organização das classes populares na busca por seus direitos.
2. Quais as características da pesquisa participante?
Segundo o autor a pesquisa participante possui três características:
[...] a) relevância social, b) reformulação tradicional sujeito – objeto e c) reconhecimento dos saberes populares como conhecimento legitimo [...] (p. 41)
Sendo assim, a pesquisa participante traz um diferencial epistemológico de ruptura com os métodos de produção do conhecimento tradicionais, tendo um caráter de transformação social, pois parte do conhecimento do entrevistado, levando em consideração seu contexto histórico, social e cultural.
3. De que forma este método de pesquisa e sua concepção epistemológica podem contribuir para nosso trabalho no PET?

Tendo em vista que a metodologia de pesquisa participante envolve a troca de conhecimento através do diálogo, tal método pode para o nosso grupo de forma positiva, pois a linha teórica na qual trabalhamos dialoga, justamente, com a valorização e troca de saberes (práxis), levando em conta todo tipo de conhecimento (saberes populares).  

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