PET EM DEBATE - Discussão sobre a permanência na UFFS Erechim



No último dia 9 de setembro foi realizada a segunda mesa de discussão do "PET em debate: o conceito de 'popular' em discussão na UFFS".

Depois da primeira mesa realizada em junho com tema acesso das classes populares à UFFS, dessa vez o debate teve como provocação inicial a questão da permanência dos estudantes.

Estiveram presentes estudantes, professores e TAs da UFFS/Erechim. O pedagogo da Coordenação Acadêmica, Marcelo Ronsoni, apresentou dados acerca da evasão no Campus Erechim. Marcelo orientou sua apresentação pelo capitulo que publicou no segundo livro do Práxis, publicado neste ano ("Universidade pública em tempos de expansão: entre o vivido e o pensado").

Mesa 2 do PET em Debate debateu a permanência dos estudantes na UFFS/Erechim

Em seguida, tivemos a participação dos colegas do GPASE/UFFS/CNPq. O estudante de Ciências Sociais e bolsista do GPASE, Lucas Santos de Oliveira, e o Prof. Cassio Brancaleone, líder do GPASE. O projeto "popular" da UFFS foi problematizado, tendo em vista os seus limites dentro do capitalismo.

Fechando a intervenção dos nossos convidados, tivemos a participação de colegas do DCE. Eles testemunharam a condição de estudantes em uma universidade pública em construção. Mais uma vez, foi possível compreendermos a importância de uma sólida política de permanência na UFFS. Essa deve ser uma luta constante de nossa comunidade universitária.

A terceira e última mesa de discussão deste ano está marcada para o dia 11 de novembro, às 18h, na Sala de reuniões do Seminário. O tema será o projeto popular da UFFS e a parceria com os movimentos sociais populares. Os convidados serão os envolvidos com a implantação dos cursos em parceria com as escolas do MST - Licenciatura em História no ITERRA (Veranópolis) e Bacharelado em Agronomia (Agroecologia) no EDUCAR (Pontão).

Comentários

Postagens mais visitadas