Ata referente ao encontro do dia 26/09/2014

Universidade Federal da Fronteira Sul
UFFS - Campus Erechim
Programa de Educação Tutorial Conexões e saberes

Ata referente ao encontro do dia 26.09.2014


Na sexta-feira dia 26 de setembro o grupo Pet Práxis conexões e saberes se reuniu na sala da secretaria da escola Érico Veríssimo, nesta ocasião além de trabalharmos com o grupo de estudos foram discutidos alguns assuntos pendentes. Dentre os quais ida ao SINPET, evento que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2014 no Paraná Campus Laranjeiras do Sul, foram discutidas questões como alojamento, alimentação, programação do evento e o deslocamento do nosso grupo até o local. Também foi colocada a possibilidade de ida ao fórum FAPA, evento que irá acontecer em Porto Alegre, e também a ida na XXXVIII Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da URI - Campus Erechim. No dia 9 de outubro o grupo vai realizar a formação em pesquisa Social Quantitativa com Douglas Santos Alves professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, o local será a sala 1 da escola Érico Veríssimo.
Quanto ao grupo de estudos estamos estudando as Instituições Comunitárias, com o objetivo de compreender os processos de acesso ao ensino superior em regiões do interior brasileiro, destacando a constituição e atuação das Instituições comunitárias dentro do amplo segmento privado de ensino, a nossa problemática é qual o papel das Instituições Comunitárias no atual processo de expansão do acesso ao ensino superior brasileiro?
Para começarmos a esboçar uma síntese no grupo estamos trabalhando com o livro Instituições Comunitárias: Instituições públicas não-estatais, na sexta-feira foi dado início ao seminário da primeira parte do livro, com as apresentações dos bolsistas Maurício, Adriana, Renata, Carine Giaretta e Carine Marcon. Também procuraremos responder a algumas perguntas que são essenciais para a compreensão do assunto abordado, tais como: O que são Instituições comunitárias? Qual o sistema de ensino nessas Instituições? O que elas ofertam? Qual a sua relação com o estado?

Para concluir, após o término da primeira parte do livro faremos uma sistematização do assunto em geral, depois de discutirmos e avaliarmos algumas questões será feita a postagem no blog.                      

Comentários

Postagens mais visitadas