Tópicos-síntese do texto discutido no dia 12/03, GHIGGI, G. Pesquisa em educação: do modelo dogmático à perspectiva dialógica de Paulo Freire¹
GHIGGI, G. Pesquisa em educação: do modelo dogmático à
perspectiva dialógica de Paulo Freire. In:
ANDREOLA, B. A.; HENZ, C. I.; GHIGGI, G. (Orgs.). Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação,
cultura e sociedade. Pelotas: Ed. UFPel, 2012, p. 159-188.
PARA
QUE SERVE A CIÊNCIA?
Modelo dogmático: ciência como única verdade e indiscutível,
privilégio de alguns setores hegemônicos da sociedade – dominação. Conservação
da ordem estabelecida. Os meios de comunicação ajudam a compreender ou esconder
a realidade. No entanto, é preciso uma leitura mais profunda do que aquela que
passa nos meios de comunicação, pois há a falta de elementos históricos na
análise: “a realidade social não é dada e acabada e o pesquisador não consegue
ser observador imparcial, que se coloca fora na situação que analisa” (p. 160).
Modelo crítico-dialógico (Paulo Freire) - reconhece a
necessidade de aprofundar reflexões. Romper com o argumento da autoridade.
“Os fatos sociais são
produtos de ações humanas, onde homens e mulheres produzem a sociedade da mesma
maneira que são por ela produzidos enquanto atores e protagonistas da história.
E é por essa razão que em relações de interação não há lugar para pesquisadores
separados do objeto de pesquisa, pois são humanos com inserção social e
experiências que condicionam a visão de mundo e projetam o ponto de vista a
partir do qual interagem com a realidade” (p. 164).
TEORIA – propor, inferir, confrontar,
constatar. Perspectiva ética, antropológica e social de relacionamento com o
problema a ser pesquisado. Referência – companheira na problematização do próprio
referencial teórico.
Teorias universais não são aplicadas às
organizações sociais devido à complexidade dos grupos humanos.
METODOLOGIA
– “adoção
de procedimentos de captação de informações do tema de pesquisa desde
referencial teórico e raciocínio utilizados para dialogar com informações
coletadas” (p. 164).
Como se materializam processos de busca rigorosa e
ética no campo da educação, por opção dialógico-crítica da pesquisa?
v
Compromisso
do pesquisador – educador na descoberta científica, “pesquisa comprometida com
diminuição dos problemas sociais limitadores da dignidade humana” (p. 166).
v
Diálogo
– construção de alternativas à situação investigada – reflexão dos envolvidos. Ponto de partida: o cotidiano das pessoas etc.
¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa.
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