Tópicos-síntese do texto discutido no dia 12/03, GHIGGI, G. Pesquisa em educação: do modelo dogmático à perspectiva dialógica de Paulo Freire¹

GHIGGI, G. Pesquisa em educação: do modelo dogmático à perspectiva dialógica de Paulo Freire. In: ANDREOLA, B. A.; HENZ, C. I.; GHIGGI, G. (Orgs.). Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade. Pelotas: Ed. UFPel, 2012, p. 159-188.





PARA QUE SERVE A CIÊNCIA?

Modelo dogmático: ciência como única verdade e indiscutível, privilégio de alguns setores hegemônicos da sociedade – dominação. Conservação da ordem estabelecida. Os meios de comunicação ajudam a compreender ou esconder a realidade. No entanto, é preciso uma leitura mais profunda do que aquela que passa nos meios de comunicação, pois há a falta de elementos históricos na análise: “a realidade social não é dada e acabada e o pesquisador não consegue ser observador imparcial, que se coloca fora na situação que analisa” (p. 160).

Modelo crítico-dialógico (Paulo Freire) - reconhece a necessidade de aprofundar reflexões. Romper com o argumento da autoridade.

“Os fatos sociais são produtos de ações humanas, onde homens e mulheres produzem a sociedade da mesma maneira que são por ela produzidos enquanto atores e protagonistas da história. E é por essa razão que em relações de interação não há lugar para pesquisadores separados do objeto de pesquisa, pois são humanos com inserção social e experiências que condicionam a visão de mundo e projetam o ponto de vista a partir do qual interagem com a realidade” (p. 164).


TEORIA – propor, inferir, confrontar, constatar. Perspectiva ética, antropológica e social de relacionamento com o problema a ser pesquisado. Referência – companheira na problematização do próprio referencial teórico.
Teorias universais não são aplicadas às organizações sociais devido à complexidade dos grupos humanos.


METODOLOGIA – “adoção de procedimentos de captação de informações do tema de pesquisa desde referencial teórico e raciocínio utilizados para dialogar com informações coletadas” (p. 164).


Como se materializam processos de busca rigorosa e ética no campo da educação, por opção dialógico-crítica da pesquisa?

v  Compromisso do pesquisador – educador na descoberta científica, “pesquisa comprometida com diminuição dos problemas sociais limitadores da dignidade humana” (p. 166).
v  Diálogo – construção de alternativas à situação investigada – reflexão dos envolvidos. Ponto de partida: o cotidiano das pessoas etc.

¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa.







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