Tópicos - síntese do texto e discussão do dia 05/03/2013. STRECK, D.; ADAMS, T. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade.¹
STRECK,
D. R.; ADAMS, T. Pesquisa
em educação: os
movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de
colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p.
243-257, 2012.
“Giro
Metodológico”;
- Descolonialidade do Saber, do poder e do ser;
- Três experiências indicadas no texto destacam um movimento de resistência as práticas de colonialidade do conhecimento;
- Investigación- acción participativa (IAP) – Orlando Fals Borda
- Pesquisa Participante (PP) – Paulo Freire
- Sistematização de Experiências – Oscar Jara Holliday;
- os movimentos sociais, enquanto movimentos de resistência, apontam para uma reconstrução epistemológica; diferentes tendências se apresentam entre os movimentos: os do chamado “terceiro setor”, ONGs, Organizações Sociais, Fundações; os de cooperação e apoio aos governos, identificados com práticas democráticas; e os que apontam a categoria étnica como pauta de ação, povos tradicionais e afrodescendentes – construção de diferentes formas que repercutem em diferentes espaços de atuação em tempos diferentes;
- a Pesquisa em Educação aponta para uma “possível leitura da realidade”; a realidade que é sempre uma construção e não é determinada, no entanto, precisa ser entendida, conhecida, para que se possa a partir dela, produzir conhecimento.¹Tópicos-síntese elaborados pelo grupo.
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