Tópicos - síntese do texto e discussão do dia 05/03/2013. STRECK, D.; ADAMS, T. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade.¹


STRECK, D. R.; ADAMS, T. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012.



Giro Metodológico”;
  • Descolonialidade do Saber, do poder e do ser;
  • Três experiências indicadas no texto destacam um movimento de resistência as práticas de colonialidade do conhecimento;

  1. Investigación- acción participativa (IAP) – Orlando Fals Borda
  2. Pesquisa Participante (PP) – Paulo Freire
  3. Sistematização de Experiências – Oscar Jara Holliday;
  • os movimentos sociais, enquanto movimentos de resistência, apontam para uma reconstrução epistemológica; diferentes tendências se apresentam entre os movimentos: os do chamado “terceiro setor”, ONGs, Organizações Sociais, Fundações; os de cooperação e apoio aos governos, identificados com práticas democráticas; e os que apontam a categoria étnica como pauta de ação, povos tradicionais e afrodescendentes – construção de diferentes formas que repercutem em diferentes espaços de atuação em tempos diferentes;
  • a Pesquisa em Educação aponta para uma “possível leitura da realidade”; a realidade que é sempre uma construção e não é determinada, no entanto, precisa ser entendida, conhecida, para que se possa a partir dela, produzir conhecimento.

    ¹Tópicos-síntese elaborados pelo grupo.

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