Tópicos-síntese do texto discutido no dia 19/02/2013 - Gilberto Velho, Observando o Familiar


VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica. RJ, Zahar, 1978.


OBSERVANDO O FAMILIAR¹

  • Segundo o autor, é necessário manter uma certa distância para garantir uma investigação imparcial da realidade – objetividade.

  • Observação/ pesquisa participante – contato direto com o objeto investigado, importância do tempo de convivência para identificar aspectos menos explícitos da cultura. Colocar-se no lugar do outro, requer distância social e psicológica.

  • Análise das relações entre indivíduos: Conversas de certo nível mais intelectual são diferentes de conversas sobre futebol? Mesma língua, diferentes significados e interpretações.

  • Segundo Da Matta, em uma sociedade hierarquizada, mapeada, cada categoria tem o seu lugar através de estereótipos”. O poder e a dominação constroem a hierarquia desse mapa. “Dispomos de um mapa que nos familiariza com o cenário e situações sociais de nosso cotidiano, dando nome, lugar...”, p. 06.

  • Podemos estar familiarizados com certa paisagem social, mas não significa que se compreenda a lógica de suas relações. Há dificuldades na análise do que é familiar: classificação e rotulação de acordo com os princípios nos quais fomos socializados”, p. 08.

  • Estudo da sociedade – necessidade de percebê-lo enquanto objetividade relativa, mais ou menos ideológica e sempre interpretativa”, p. 08.

  • Ao estudar o que está próximo […] o antropólogo expõe-se, com maior ou menor intensidade, a um confronto com outros especialistas, com leigos, com representantes do universo que foram investigados, que podem discordar das interpretações”, p. 11.

  • Caráter relativo de familiar e exótico: na nossa sociedade os meios de comunicação de massa traz fatos, notícias de regiões e grupos espacialmente distantes mas que podem se tornar familiar pela frequência e intensidade com que aparecem. No entanto, há cenários e grupos dentro do próprio país ou até dentro da própria cidade de que muitas vezes nem ouvimos falar”, p. 12.

    ¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa e Fernanda May.

Comentários

Postagens mais visitadas