PLANEJAMENTO 2013


O grupo Práxis retornou ao trabalho no último dia 5 de fevereiro. Neste encontro, discutimos o planejamento das atividades 2013.
A organização do grupo foi orientada pelas três dimensões que caracterizam a universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Eixo Ensino:

GRUPO DE ESTUDOS (GE)
Espaço para aprofundamento teórico-conceitual e metodológico. Apresentação e discussão de textos sobre as temáticas universidade, educação popular, políticas públicas, movimentos sociais e pesquisa participante.

Encontros nas terças-feiras, das 8:30 às 11:30, na Sala dos Bolsistas do Seminário (Campus Erechim UFFS).

Leituras programadas para fevereiro/2013:
1) A pesquisa como princípio educativo
A – VELHO, G. Observando o familiar. Várias edições.

B – DAMATTA, R. O ofício de Etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”. Várias edições. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/51433408/DAMATTA-Roberto-O-oficio-de-etnologo-ou-como-ter-anthropological-blues

C – STRECK, D. R.; ADAMS, T. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012.

D – GHIGGI, G. Pesquisa em educação: do modelo dogmático à perspectiva dialógica de Paulo Freire. In: ANDREOLA, B. A.; HENZ, C. I.; GHIGGI, G. (Orgs.). Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade. Pelotas: Ed. UFPel, 2012, p. 159-188.


COLÓQUIOS DO PET
Espaço para encontros sobre as temáticas de discussão do programa. Atividade a ser desenvolvida ao longo do ano no Campus Erechim da UFFS.

Eixo Pesquisa:

1) Conclusão da Pesquisa Calouros – 2012
- Banco de Dados
- Frequências e Cruzamentos
- Análise dos dados
- Relatório (descritivo) Final – até fim de fevereiro

2) Pesquisa Calouros – 2013
- Verificar questionário
- Aplicação nas turmas ingressantes (sete cursos) entre 29/04 e 10/05
- Digitação (alimentação) do Banco de Dados – até fim de maio
- Aplicação na Eng. Ambiental – início do semestre 2013/2
- Previsão de término da pesquisa – setembro

3) Atividades empíricas
- observações e entrevistas nos Movimentos Sociais /Escolas/UFFS

4) Leituras do GE sobre aspectos epistemológicos e metodológicos


Eixo Extensão:

1) “Quero entrar na UFFS”
- Escolas públicas (15ª CRE)

2) Divulgação do livro “Há uma universidade no meio do caminho” – definir estratégias

3) Manutenção e potencialização do blog e facebook

4) Aproximação de práticas de Educação Popular
- Erechim: CEPO, MAB, MPU
- Região: indígenas, quilombolas,
- Escolas dos movimentos sociais: Iterra/IEJC (MST, Veranópolis) e Educar (MST, Pontão)

5) Construção do nosso segundo livro sobre PESQUISA E DISCUSSÕES DO GE

6) Participação em eventos (seminários, congressos, fóruns, encontros etc) para apresentação de trabalhos e troca de experiências – devemos criar agenda e monitorar prazos

7) Edital para nova seleção de bolsistas e reavaliação do trabalho do nosso grupo atual (fim de abril)

8) Processo de renovação do PET/Conexões de Saberes junto ao MEC

9) Atividades conjuntas com GPASE, PIBID, CÁTEDRA DO OPRIMIDO e demais grupos de pesquisa/extensão da UFFS

10) Aproximação com outros grupos PET da UFFS e de outras instituições; intercâmbio de ideias e ações com grupos de educação popular em universidades


Modalidade Conexões de Saberes
Grupo Práxis
Licenciaturas UFFS - Erechim

Equipe 2013:

Bolsistas
Fernanda May - Ciências Sociais
Joviana Vedana da Rosa - Ciências Sociais
Daniel Gutierrez - Ciências Sociais
Selí Terezinha Leite - Geografia

Professores parceiros
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Doutor em Sociologia (UFRGS)
Professor da área de Sociologia e Ciência Política
Coordenador Acadêmico da UFFS/Erechim

Douglas Santos Alves
Doutorando em Ciência Política (UFRGS)
Professor da área de Ciência Política

Zoraia Aguiar Bittencourt
Doutoranda em Educação (PUCRS)
Professora da área de Língua Portuguesa e Alfabetização

Tutor
Thiago Ingrassia Pereira
Doutorando em Educação (UFRGS)
Professor da área de Fundamentos da Educação
thiago.ingrassia@uffs.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas