LIVROS PARA DOAÇÃO
PEREIRA, T. I. (Org.). Há uma universidade no meio do caminho: caminhadas dos bolsistas do PET/Conexões de Saberes da UFFS/Erechim até a universidade. Erechim: Evangraf, 2012.
Estão disponíveis exemplares do livro que registra a atividade dos memoriais formativos do nosso programa. Lançado em setembro de 2012, o livro, financiado com a verba de custeio do PET (CAPES), já foi distribuído em diversas universidade, escolas, movimentos sociais e bibliotecas.
Contudo, ainda temos livros para doações. Os interessados devem mandar e-mail para thiago.ingrassia@uffs.edu.br e solicitar o livro.
É gratuito. Apenas daremos preferência a entidades educativas e pesquisadores da área da educação e das ciências sociais.
Texto da orelha do livro:
A
universidade pública é estratégica para o pleno desenvolvimento do Brasil. Por
isso, ela deve ser gratuita e de qualidade. Para além disso, deve ser
democrática, desde o acesso, acolhendo em seus cursos e projetos os mais
diferentes segmentos sociais, na permanência, principalmente dos estudantes das
classes populares, e na gestão, na qual a autonomia universitária seja
garantida a partir de processos deliberativos com ampla participação da
comunidade universitária.
Chegar
à universidade é um grande desafio em nosso país. Mesmo diante das atuais
políticas que buscam expandir e massificar o acesso ao ensino superior, temos
um passivo muito grande na formação de nossos jovens na escola pública. Não por
falta de trabalho das comunidades escolares, mas pelo descaso do Estado
brasileiro em investimentos na estrutura e no pessoal e, principalmente, na
valorização adequada dos trabalhadores em educação.
A
experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é recente e
desafiadora. Dentro dela, temos a criação do Programa de Educação Tutorial
(PET) na modalidade Conexões de Saberes. O grupo Práxis, constituído concomitantemente ao Campus Erechim no ano de 2010, busca ser um espaço de ensino,
pesquisa e extensão a partir da temática Educação
Popular. Agregando estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS/Erechim,
apostamos na permanência qualificada dos estudantes de origem popular para a
própria reinvenção da instituição universidade em meio à criação da instituição
UFFS no Alto Uruguai gaúcho.
Os
memoriais formativos que constituem esse livro representam o compromisso com
uma democratização substantiva da universidade pública brasileira, partindo da
compreensão das trajetórias de vida dos estudantes.
Comentários
Postar um comentário