Tópicos discutidos do texto "Educação popular e movimentos sociais na América Latina: perspectivas no atual contexto"

ZITKOSKI, J. J. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: perspectivas no atual contexto. In: ZITKOSKI, J. J.; MORIGI, V. (Orgs.). Educação Popular: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Corag, 2011, p. 11-23.

EDUCAÇÃO POPULAR (EP), MOVIMENTOS SOCIAIS (MS) NA AMÉRICA LATINA: OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVA HEGEMONIA A PARTIR DAS CLASSES POPULARES¹

  • O que são MS? Grupos de sujeitos organizados com suas bandeiras de lutas definidas segundo demandas e interesses e que se colocam na sociedade como expressão política de si mesmos, sem intermediações.

  • Os MS lutam para além de melhorias econômicas, como o trabalho, buscam a universalização de seus direitos, saúde, educação, meio ambiente.

  • Características dos movimentos sociais populares: explicitam as contradições sociais, a constituição de sujeitos; mantém certa organização, capacidade de articulação, de mobilização, luta coletiva e perspectiva de acúmulo de poder e transformação social, p. 14.

  • EP: movimento sociocultural e concepção de educação.
- Movimento sociocultural: práticas em torno de alternativas de sobrevivência que apontam para uma transformação social.
- Concepção de educação: contrapõe-se às concepções hegemônicas construídas no acúmulo de experiências e lutas da classe popular.
  • Concepção ético política da EP: estratégia de organização social, através de ações políticas que respeitam a cultura popular, confere criticidade e organização política.

  • Em um primeiro momento a EP era uma crítica à educação bancária/tradicional, contudo, não é um nível de ensino, nem modalidade de trabalho pedagógico. É uma necessidade dos MS estabelecerem sua prática pedagógica e se organizarem com ideias e estratégias de luta contra hegemônica, p. 15. É uma busca por espaço de militantes e líderes populares, vertida na própria realidade das pessoas, busca ver o homem como um ser histórico e social. Contrapõe-se ao modelo de educação adotado atualmente: treinamento técnico das classes populares.

  • Utopia latino-americana de EP: radicalização da proposta de transformação social.

EDUCAÇÃO POPULAR E A PEDAGOGIA POLÍTICA

Características da EP enquanto paradigma de educação engajado politicamente junto aos MS na luta por um projeto de sociedade:
  • Trabalho de base organizado para diferenciação de classe.
  • Ações voltadas à realidade das classes trabalhadoras com objetivo de organização política e social.
  • Atuação consciente de classe trabalhadora na luta por seus direitos.
  • Processo educativo, conscientização, participação social e política referente à prática.
  • Voltada à realidade do povo, trabalho com fatos concretos para superação das situações limites de opressão.
  • Forma do cidadão pensar a si próprio e construir uma sociedade emancipada.
  • Trabalho consciente em nível sociocultural, valorização das diferenças.
  • Uma forma de vivência, problematização, diálogo para a organização das classes populares na luta por direitos.
  • Articulação dos MS para transformação social.

PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA NA ATUALIDADE: DESAFIOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS PARA A ORGANIZAÇÃO POPULAR

  • Desafio: construir novas formas de organização popular para construir novos espaços políticos.
  • Caminhos da esquerda latino-americana: reformismo como forma de luta para a conquista do poder, ex. Bolívia, Venezuela e Equador. Logo, surgem as questões: como é possível interpretar o projeto alternativo de sociedade defendido pela utopia da EP? Que novidades temos hoje na América Latina em se tratando dos embates políticos entre movimentos populares e classes dominantes? Qual é a conjuntura em que se encontram os MS? p. 22.
¹ Tópicos-síntese  elaborados por Joviana Vedana da Rosa.

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