DISCUSSÃO DO TEXTO: "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR: UMA LEITURA CRÍTICA", DIA 18/09.


FIGUEIREDO, D. A. História da educação popular: uma leitura crítica. In: ASSUMPÇÃO, R. (Org.). Educação popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009, p. 55-74.


O QUE É EDUCAÇÃO POPULAR?¹

Ø  “Movimento de tomada de consciência em direção a um pensamento crítico de sociedade”. Mas, olhar apenas este aspecto não pode “obscurecer a história desta educação, torná-la um discurso generalizante”? (p.56).
Ø  Educação: prática social, ato político e manifestação cultural, logo, entender modelos educacionais nos diversos tempos históricos ajuda a compreender as intencionalidades da Educação Popular na contemporaneidade.


Sociedade e Educação

Brandão (2006) apresenta quatro diferentes sentidos de Educação Popular:
- educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber;
- a educação do ensino público;
- como educação das classes populares;
- como a educação da sociedade igualitária.
Ø  Ensinar: especificidade humana e se confunde com a forma de organização dos seres humanos e da sociedade política.
Ø  Trabalho: organização da coletividade, geração de cultura e surge a educação como necessidade existencial, forma espontânea de atividade social, processo de aprendizagem coletiva e manutenção de valores de cada comunidade – Reflexo de uma determinada condição social (p. 58-59).
Ø  Para além disso é preciso enxergar a educação no interior da luta de classes.
Ø  Fundamentação ideológica da educação: para as classes dominantes, institucionalização da educação e aparelho ideológico do Estado; para os movimentos, educação como meio de transformação. Diante disso, a história da educação é a história do conflito entre ideologias e uma vez que a classe dominante detém o poder utiliza-se da educação para seus interesses políticos.


O popular na educação e a educação popular no Brasil

Ø  O que significa o popular da Educação Popular?
Ø  Para classes dominantes, garante a reprodução ideológica dos valores necessários à consolidação do poder (programas educacionais, programas emergenciais) e para as classes populares, movimentos de resistência.
Ø  “A história das políticas da Educação Popular é a história das políticas de educação de massa organizada pelas classes dominantes para atingir determinados fins ligados aos seus interesses e é a história da relação prática de projetos populares educacionais de resistência e de luta” (p. 66-67).
Ø  No entanto, “muitas propostas de Educação Popular foram bancadas pelas próprias classes dominantes com discurso geral e populista” (p. 67).  Educação Popular como meio de massificação e divulgação de valores do próprio sistema. Ex.:
- alfabetização de adultos – proibição do voto para analfabetos, forma de cooptação política;
- qualificação profissionalizante;
- surgimento de cursos técnicos – visão utilitarista da educação.
Ø  “Movimentos bem intencionados acrescentaram em suas práticas valores diferentes aos das classes populares” (p. 67).


BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa

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