DISCUSSÃO DO TEXTO: "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR: UMA LEITURA CRÍTICA", DIA 18/09.
FIGUEIREDO, D. A.
História da educação popular: uma leitura crítica. In: ASSUMPÇÃO, R. (Org.). Educação
popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Editora e Livraria Instituto
Paulo Freire, 2009, p. 55-74.
O
QUE É EDUCAÇÃO POPULAR?¹
Ø
“Movimento
de tomada de consciência em direção a um pensamento crítico de sociedade”. Mas,
olhar apenas este aspecto não pode “obscurecer a história desta educação,
torná-la um discurso generalizante”? (p.56).
Ø
Educação:
prática social, ato político e manifestação cultural, logo, entender modelos
educacionais nos diversos tempos históricos ajuda a compreender as
intencionalidades da Educação Popular na contemporaneidade.
Sociedade e Educação
Brandão (2006) apresenta quatro diferentes
sentidos de Educação Popular:
- educação da comunidade primitiva anterior
à divisão social do saber;
- a educação do ensino público;
- como educação das classes populares;
- como a educação da sociedade igualitária.
Ø
Ensinar:
especificidade humana e se confunde com a forma de organização dos seres
humanos e da sociedade política.
Ø
Trabalho:
organização da coletividade, geração de cultura e surge a educação como
necessidade existencial, forma espontânea de atividade social, processo de
aprendizagem coletiva e manutenção de valores de cada comunidade – Reflexo de
uma determinada condição social (p. 58-59).
Ø
Para
além disso é preciso enxergar a educação no interior da luta de classes.
Ø
Fundamentação
ideológica da educação: para as classes dominantes, institucionalização da
educação e aparelho ideológico do Estado; para os movimentos, educação como
meio de transformação. Diante disso, a história da educação é a história do
conflito entre ideologias e uma vez que a classe dominante detém o poder
utiliza-se da educação para seus interesses políticos.
O popular na educação e a educação popular
no Brasil
Ø
O que
significa o popular da Educação Popular?
Ø
Para
classes dominantes, garante a reprodução ideológica dos valores necessários à
consolidação do poder (programas educacionais, programas emergenciais) e para
as classes populares, movimentos de resistência.
Ø
“A
história das políticas da Educação Popular é a história das políticas de
educação de massa organizada pelas classes dominantes para atingir determinados
fins ligados aos seus interesses e é a história da relação prática de projetos
populares educacionais de resistência e de luta” (p. 66-67).
Ø
No
entanto, “muitas propostas de Educação Popular foram bancadas pelas próprias
classes dominantes com discurso geral e populista” (p. 67). Educação Popular como meio de massificação e
divulgação de valores do próprio sistema. Ex.:
- alfabetização de adultos – proibição do
voto para analfabetos, forma de cooptação política;
- qualificação profissionalizante;
- surgimento de cursos técnicos – visão utilitarista
da educação.
Ø
“Movimentos
bem intencionados acrescentaram em suas práticas valores diferentes aos das
classes populares” (p. 67).
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa
¹Tópicos-síntese elaborados por Joviana Vedana da Rosa
Comentários
Postar um comentário