ENCERRADO MAIS UM BLOCO DE LEITURAS DO GRUPO DE ESTUDOS "PRÁXIS"

ENCERRADO MAIS UM BLOCO DE LEITURAS DO GRUPO DE ESTUDOS "PRÁXIS"¹

O bloco de leituras do mês de agosto encerrou com a discussão do texto: "Mapa do Invisível - Hierarquias Sociais e Universidade", capítulo que compõe o livro: Universidade Cindida, Universidade em Conexão. Ensaios sobre a democratização da universidade, organizado por Claudia Mayorga, coordenadora do Grupo Conexões de Saberes da UFMG. 
O texto trás para o debate a produção da invisibilidade de determinados grupos sociais dentro do processo de construção do conhecimento, e o papel da universidade frente a essas desigualdades. Através do exercício de construção do "mapa do invisível" procuram demostrar como ocorre esse processo de invisibilidade  e ausências nos diferentes âmbitos da universidade.

“Podemos afirmar que os invisíveis na produção de conhecimento são indivíduos que possuem algum estigma identitário, construído nas relações sociais a partir de preconceitos quanto à suas diferenças, que ocupam um lugar que socialmente não é destinada para sua categoria, o lugar de produtor de conhecimento, ou melhor, cientista, e por isso são considerados como 'não existentes' e incapazes, pela hierarquia estabelecida, de produzirem algum conhecimento válido -  verdadeiro. São portanto, inseridos de forma subalternizada nesse espaço. Por meio da invisibilidade, as formas de opressão contra esses sujeitos e os códigos morais e sociais que os apontam como inferiores se tornam implícitos e naturalizados”.(p.78)





¹Tópicos-síntese elaborados por Fernanda May

Comentários

Postagens mais visitadas