PET PRÁXIS APRESENTA TRABALHOS EM EVENTO NA UNIPAMPA DE BAGÉ

Grupo participou do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

Na fotografia, participantes diante do cartaz do evento – no Campus Bagé da Unipampa


O Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim esteve, entre os dias 04 e 06 de maio, no Pampa gaúcho para participar do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Bagé, o evento teve como tema o enunciado “Fronteiras Freireanas – Tolerância e amorosidade, a fronteira como lugar de encontro e conexões transfronteiriças”.

Na oportunidade, os bolsistas Alex dos Santos, Cleiton Turski da Silva, Francis Felipetto, Guilherme José Schons, Jennifer Gama Silva e João Paulo Noara – juntamente com o professor tutor Reginaldo José de Souza –, além de acompanharem palestras, mesas temáticas e oficinas, socializaram, em círculos dialógicos, trabalhos (nos formatos de carta pedagógica e resumo expandido) oriundos de reflexões a respeito das atividades do programa e da participação dos discentes nas diferentes ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura no âmbito da UFFS.

O bolsista Alex analisou, em seu resumo, como a compreensão da incompletude humana e da emoção pode influenciar a abordagem educacional – procurando pontos de encontro entre Freire e o filósofo francês existencialista Jean-Paul Sartre.

O trabalho do estudante Cleiton (em conjunto com o bolsista João Paulo de Almeida Farina), tratou de ações promovidas no ano anterior diante de pesquisas com o professor visitante Dirceu Benincá (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) e que implicaram promoção de evento, aplicação de questionários em escolas e visita à Obra Santa Marta e à Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), no bairro Progresso.

Francis reflete, por meio de uma associação entre Freire e o marxismo, acerca do papel dos professores para além da sala de aula. Desse modo, tomando como base documentário estudado em componente curricular do curso de Geografia – Licenciatura, o bolsista questiona a presença das desigualdades na escola a partir da sua existência estrutural na sociedade.

Guilherme, em sua carta pedagógica, recorreu ao pensamento freireano para repercutir a sua experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do curso de História, que abrangeu atividades de observação no Ensino Fundamental de escola pública de Erechim. Dessa forma, ele faz o relato reflexivo de tal momento, bem como expõe inquietações pertinentes ao ensino de história – as quais associam o conceito de “pedagogia da pergunta” de Freire e Antonio Faundez à noção de “comunidade engajada de aprendizagem”, de bell hooks.

Jennifer buscou, em eixo temático relativo a direitos humanos, epistemologia feminista e educação para as relações étnico-raciais, propor um diálogo entre as ideias de Paulo Freire e a educação indígena diferenciada. Assim, apresenta – citando, por exemplo, Gersem Baniwa – a interculturalidade como chave para alternativas à educação bancária construída nos moldes ocidentais eurocêntricos.

O professor Reginaldo relacionou suas experiências na recente tutoria do PET às categorias “paisagem” e “fronteira” para pensar as vinculações entre educação, gênero e sexualidade. No texto, ele aborda questões presentes no evento Elos Híbridos, realizado em abril deste ano e disponível em: https://youtu.be/mVkWJVGchAY.

Os trabalhos serão publicados em formato de capítulo de livro como anais do Fórum Paulo Freire – que compreende iniciativa itinerante pelas universidades gaúchas, destinada à reinvenção do pensamento do autor, bem como diálogo sobre questões e experiências associadas à educação popular. A UFFS já recebeu o evento em 2012 e 2020-2021 (virtualmente, no cenário da pandemia).

Comentários

Postagens mais visitadas