PET PRÁXIS APRESENTA TRABALHOS EM EVENTO NA UNIPAMPA DE BAGÉ
Grupo participou do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
Na fotografia,
participantes diante do cartaz do evento – no Campus Bagé da Unipampa
O
Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim esteve, entre os dias 04 e 06 de
maio, no Pampa gaúcho para participar do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de
Paulo Freire. Realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus
Bagé, o evento teve como tema o enunciado “Fronteiras Freireanas –
Tolerância e amorosidade, a fronteira como lugar de encontro e conexões
transfronteiriças”.
Na
oportunidade, os bolsistas Alex dos Santos, Cleiton Turski da Silva, Francis
Felipetto, Guilherme José Schons, Jennifer Gama Silva e João Paulo Noara – juntamente
com o professor tutor Reginaldo José de Souza –, além de acompanharem
palestras, mesas temáticas e oficinas, socializaram, em círculos dialógicos, trabalhos
(nos formatos de carta pedagógica e resumo expandido) oriundos de reflexões a
respeito das atividades do programa e da participação dos discentes nas
diferentes ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura no âmbito da UFFS.
O
bolsista Alex analisou, em seu resumo, como a compreensão da incompletude
humana e da emoção pode influenciar a abordagem educacional – procurando pontos
de encontro entre Freire e o filósofo francês existencialista Jean-Paul Sartre.
O
trabalho do estudante Cleiton (em conjunto com o bolsista João Paulo de Almeida
Farina), tratou de ações promovidas no ano anterior diante de pesquisas com o
professor visitante Dirceu Benincá (Universidade Federal do Sul da Bahia –
UFSB) e que implicaram promoção de evento, aplicação de questionários em
escolas e visita à Obra Santa Marta e à Associação de Recicladores Cidadãos
Amigos da Natureza (ARCAN), no bairro Progresso.
Francis
reflete, por meio de uma associação entre Freire e o marxismo, acerca do papel
dos professores para além da sala de aula. Desse modo, tomando como base documentário
estudado em componente curricular do curso de Geografia – Licenciatura, o
bolsista questiona a presença das desigualdades na escola a partir da sua
existência estrutural na sociedade.
Guilherme,
em sua carta pedagógica, recorreu ao pensamento freireano para repercutir a sua
experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do curso de
História, que abrangeu atividades de observação no Ensino Fundamental de escola
pública de Erechim. Dessa forma, ele faz o relato reflexivo de tal momento, bem
como expõe inquietações pertinentes ao ensino de história – as quais associam o
conceito de “pedagogia da pergunta” de Freire e Antonio Faundez à noção de
“comunidade engajada de aprendizagem”, de bell hooks.
Jennifer
buscou, em eixo temático relativo a direitos humanos, epistemologia feminista e
educação para as relações étnico-raciais, propor um diálogo entre as ideias de
Paulo Freire e a educação indígena diferenciada. Assim, apresenta – citando,
por exemplo, Gersem Baniwa – a interculturalidade como chave para alternativas
à educação bancária construída nos moldes ocidentais eurocêntricos.
O
professor Reginaldo relacionou suas experiências na recente tutoria do PET às
categorias “paisagem” e “fronteira” para pensar as vinculações entre educação,
gênero e sexualidade. No texto, ele aborda questões presentes no evento Elos
Híbridos, realizado em abril deste ano e disponível em: https://youtu.be/mVkWJVGchAY.
Os
trabalhos serão publicados em formato de capítulo de livro como anais do Fórum
Paulo Freire – que compreende iniciativa itinerante pelas universidades
gaúchas, destinada à reinvenção do pensamento do autor, bem como diálogo sobre
questões e experiências associadas à educação popular. A UFFS já recebeu o
evento em 2012 e 2020-2021 (virtualmente, no cenário da pandemia).
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