CEM ANOS DE PAULO FREIRE EM DEZ ANOS DE PET PRÁXIS

 CEM ANOS DE PAULO FREIRE EM DEZ ANOS DE PET PRÁXIS

Thiago Ingrassia Pereira

Tutor



As datas “cheias” são sempre repletas de simbolismo. Assim, o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921-1997), agora em setembro de 2021, se presta a homenagens, leituras e análises sobre a obra deste autor brasileiro.

Muito tem se escrito e falado sobre Freire. Afinal, ele alcançou alcance mundial com suas ideias de uma “pedagogia do(a) oprimido(a)”. Suas posições políticas e pedagógicas geram adesões e resistências tanto a sua figura, quanto às proposições teóricas e metodológicas que enseja. Dessa forma, longe de exaltações banais ou meramente comemorativas, o centenário de Freire é uma oportunidade de examinarmos o que, afinal, sua obra nos provoca.

Construído a partir da proposta do tema gerador educação popular, nosso grupo tutorial tem em Paulo Freire uma referência fundante. Em dez anos de atividades, nosso PET Práxis Licenciaturas refletiu sobre núcleos temáticos do pensamento do autor, articulando sua obra a outras leituras do campo das ciências humanas.

Por isso, Freire é um autor, mas não o único, que estudamos em nosso grupo de estudos. Entendemos que nenhum(a) autor(a) é capaz de ter todas as respostas aos nossos desafios profissionais e acadêmicos. Mais do que respostas, a obra de Freire nos permite fazer boas perguntas, manter o espírito curioso e em movimento, buscando sempre novas e inovadoras leituras que sustentem práticas educativas consequentes.

Dessa forma, neste contexto de homenagens e devidos reconhecimentos, assim como de ataques e tentativas de desqualificação de sua pessoa e de suas concepções por parte de grupos conservadores de nossa sociedade, é nossa responsabilidade seguir nosso trabalho de forma reflexiva, crítica, aberta e, sobretudo, dialógica. Não nos cabe repetir ou apenas reproduzir de forma mecânica as ideias do autor. O ato mais freireano de todos é sempre reinventar ideias e produzir ações que possam transformar o mundo e as pessoas.

Nesse sentido, reconhecemos em Freire uma grande referência para o exercício do conceito que intitula nosso grupo, afinal, ele é um autor de práxis, que, por isso mesmo, trabalha a prática e a teoria de forma articulada. Entendemos que estudar o maior intelectual brasileiro, considerando o alcance de sua obra, é um compromisso de nossa formação docente e de pesquisa na área da educação.

Passa pela leitura freireana a nossa “justa raiva” com nosso cenário político atual, assim como a nossa esperança nada ingênua de construirmos novos “inéditos-viáveis”. O mundo não é, mas está assim. Cabe a nós, coletivamente, transformá-lo, tendo em vista um projeto político democrático, inclusivo e que afirme a humanização sem distinções.    




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