CEM ANOS DE PAULO FREIRE EM DEZ ANOS DE PET PRÁXIS
CEM ANOS DE PAULO FREIRE EM DEZ ANOS DE PET PRÁXIS
Thiago Ingrassia Pereira
Tutor
As datas “cheias” são
sempre repletas de simbolismo. Assim, o centenário de nascimento de Paulo
Freire (1921-1997), agora em setembro de 2021, se presta a homenagens, leituras
e análises sobre a obra deste autor brasileiro.
Muito tem se escrito e
falado sobre Freire. Afinal, ele alcançou alcance mundial com suas ideias de
uma “pedagogia do(a) oprimido(a)”. Suas posições políticas e pedagógicas geram
adesões e resistências tanto a sua figura, quanto às proposições teóricas e
metodológicas que enseja. Dessa forma, longe de exaltações banais ou meramente
comemorativas, o centenário de Freire é uma oportunidade de examinarmos o que,
afinal, sua obra nos provoca.
Construído a partir da
proposta do tema gerador educação popular, nosso grupo tutorial tem em Paulo
Freire uma referência fundante. Em dez anos de atividades, nosso PET Práxis
Licenciaturas refletiu sobre núcleos temáticos do pensamento do autor,
articulando sua obra a outras leituras do campo das ciências humanas.
Por isso, Freire é um
autor, mas não o único, que estudamos em nosso grupo de estudos. Entendemos que
nenhum(a) autor(a) é capaz de ter todas as respostas aos nossos desafios
profissionais e acadêmicos. Mais do que respostas, a obra de Freire nos permite
fazer boas perguntas, manter o espírito curioso e em movimento, buscando sempre
novas e inovadoras leituras que sustentem práticas educativas consequentes.
Dessa forma, neste
contexto de homenagens e devidos reconhecimentos, assim como de ataques e
tentativas de desqualificação de sua pessoa e de suas concepções por parte de
grupos conservadores de nossa sociedade, é nossa responsabilidade seguir nosso
trabalho de forma reflexiva, crítica, aberta e, sobretudo, dialógica. Não nos
cabe repetir ou apenas reproduzir de forma mecânica as ideias do autor. O ato
mais freireano de todos é sempre reinventar ideias e produzir ações que possam
transformar o mundo e as pessoas.
Nesse sentido, reconhecemos
em Freire uma grande referência para o exercício do conceito que intitula nosso
grupo, afinal, ele é um autor de práxis, que, por isso mesmo, trabalha a
prática e a teoria de forma articulada. Entendemos que estudar o maior
intelectual brasileiro, considerando o alcance de sua obra, é um compromisso de
nossa formação docente e de pesquisa na área da educação.
Passa pela leitura
freireana a nossa “justa raiva” com nosso cenário político atual, assim como a
nossa esperança nada ingênua de construirmos novos “inéditos-viáveis”. O mundo
não é, mas está assim. Cabe a nós, coletivamente, transformá-lo,
tendo em vista um projeto político democrático, inclusivo e que afirme a
humanização sem distinções.
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