PET - Elos Virtuais: A Educação Popular no cenário do pré-vestibular ~ HÁ POSSIBILIDADE!


Mais um momento de debate do Grupo PET Práxis - Conexões de Saberes. Nas quartas-feiras as e os bolsistas movimentam o programa, compartilham e aprimoram conhecimentos, circulando por lugares outros do saber.


    Os pré-universitários populares fazem parte de iniciativas que vêm crescendo numericamente e ganhando visibilidade, num contexto de grandes reflexões sobre o ensino superior e suas contradições. Hoje, na tarde do dia 23/09, tivemos a imensa alegria de ter presente conosco Igor Corrêa Pereira, Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a professora de Letras formada também pela UFRGS, Vivian Ayres, para debater sobre os desafios e as experiências acerca de Educação Popular e cursinhos pré-universitários populares. Foi estabelecida uma ponte para traçar a sincronia harmônica da Educação Popular com uma preparação pré-vestibular, não apenas como uma questão mercadológica e voltada somente para o desenvolvimento e interesses econômicos neoliberais. Questões como: "O que são e como funcionam os pré-universitários populares?", "De que forma se organizam?", "É possível ser pré-vestibular e popular ao mesmo tempo?", estiveram presentes no debate.
    
    Conduzimos para dentro da discussão uma característica bastante presente nos cursinhos populares: seu público-alvo são jovens que vêm de classes populares. Foi visto que, em geral, a organização parte de uma enorme demanda reprimida por acesso ao ensino superior e, essas pessoas, acabam encontrando no vestibular o maior obstáculo para a continuidade de seus estudos. Desta maneira, a Educação Popular coloca-se como uma possibilidade no âmbito desses cursinhos, que pode avançar na medida em que a perspectiva de educação seja apropriada pelos sujeitos que constroem estes movimentos sociais. Assim, foi possível construir caminhos para se pensar de que maneira é possível seguir tentando viabilizar a Educação Popular, dentro desses cursinhos, das escolas e da universidade, contribuindo com nossa luta por uma educação emancipatória e mais crítica. 
    
    Contudo, faz-se necessário que os pré-universitários populares tragam consigo os aspectos da Educação Popular. É através desse ensinamento autêntico, severo e prazeroso, comprometido com uma educação crítica, reflexiva e libertadora, que um pré-universitário popular pode contribuir para a (re)humanização e sociabilização do ser humano. 

    


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