TRAVESSIAS: Práticas, desafios e possibilidades da pós-graduação


    Hoje, 17/09, dá-se início ao Travessias, um projeto de extensão na qual busca-se divulgar e refletir a carreira acadêmica. Será traçado eixos dos mais variados, partindo de pontos de vista tanto institucionais, quanto de perspectivas pessoais. As considerações sobre a realidade da pós-graduação, identificando desafios e problemas enfrentados no que diz respeito à produção de conhecimentos e projetos assumidos junto à sociedade, também não ficarão de fora.

    Além disto, o entendimento da ciência como uma construção social e histórica através do poder implica em decisões sobre o que conhecer e como, por que ou para que conhecer, quais as formas de se produzir conhecimento. Cabe destacar que, ao entendermos a ciência como uma grande narrativa da modernidade, estamos enfatizando o papel indicador da linguagem na produção dos discursos sobre a ciência, acerca do que ela pode e deve fazer e, sobretudo, sobre quem pode e quem não pode exercer esse conhecimento científico. Culturalmente, a ciência era definida como uma carreira imprópria para as mulheres. No entanto, muitas mulheres, "traindo a própria natureza", fizeram-se presente na formação e desenvolvimento do saber científico e isso também será posto e pensado, de forma conjunta, no Travessias.

    Ficaram curiosos e curiosas? Participem conosco deste incrível projeto ofertado pelo Grupo Práxis... e que a ânsia à curiosidade e o despertar das indagações sejam compreendidos e cultivados, para que, assim, a ciência floresça.



Comentários

Postagens mais visitadas