PET em Debate 2016: "Por que ser professor(a)?"


O PET Práxis Conexões de Saberes Licenciaturas – UFFS Erechim iniciou no dia 13/04/2016 a primeira rodada do PET em Debate. O tema geral deste ano é: Os desafios da licenciatura e da docência, sendo a temática desta primeira mesa: Por que ser Professor(a)? A mesa deste primeiro encontro contou com a presença dos Professores Bernardo Caprara (UFFS) e Dilermando C. da Silveira (UFRGS).
Em falas bastante descontraídas os dois professores procuraram demonstrar através de suas trajetórias, tanto na Escola Básica, quanto no Ensino Superior as motivações que fazem as pessoas optarem por querer serem professores e professoras, e também alguns motivos que podem levar as pessoas a não optarem pela licenciatura e pela docência.
Ao longo de suas falas os Professores problematizaram aspectos que levam as pessoas a não optarem pela docência como: salário, condições de trabalho, restrição de exercer autonomia ideológica, políticas públicas de expansão do ensino superior marcadas pela evasão e dicotomia entre Licenciatura e Bacharelado. No entanto, apesar dos “contras”, os Professores também procuraram ressaltar os “prós”, ou seja, aspectos que fazem as pessoas optarem pela licenciatura e pela docência: ser professor(a) é uma profissão, exercida com amor e não somente por amor; ser professor(a) é assumir um papel de intelectual, que faz pensar, que critica  e tenciona a realidade; ser professor(a) é prazeroso seja pela leitura, seja pela socialização do conhecimento, seja pelo desafio de pensar metodologias de ensino; a licenciatura e a docência fazem o professor(a)  “ensinar aprendendo e aprender ensinando”, além disso ressaltam o papel do professor(a) em incentivar o pensamento livre, autônomo, a curiosidade, a motivação e as oportunidades e alegrias dessa profissão. Destacam também a necessidade dos professores(as) reconhecerem-se como classe e manterem-se ativos na luta pelas condições de trabalho.

Certamente, foram grandes as contribuições trazidas nesse primeira mesa do PET em Debate de 2016, que se propôs a (re)pensar a licenciatura e docência.  Foi um diálogo que, como futuros e futuras professores e professoras, notamos que é essencial para sanar ou nos dar um pouco mais de segurança em ir para sala de aula, e até mesmo identificarmos se é isso mesmo que queremos fazer, pois através desses espaços descobrimos que de fato não é qualquer um que pode exercer essa profissão, além de que muitas vezes esses espaços são esquecidos pela acadêmia e seus acadêmicos. 
O Grupo PET Práxis Conexões de Saberes Licenciaturas – UFFS Erechim, tem como intuito de fomentar esses tipos de debates que enxergamos como fundamental para construção de indivíduos para sala de aula, mas calma aí, foi apenas a primeira, ainda teremos mais três momentos para dialogarmos sobre “Os desafios da licenciatura e da docência”. Fica o nosso agradecimento a todas e todos que participaram e fica o convite para as próximas edições.

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