PET EM DEBATE - 18/06/2015
A primeira edição do PET EM DEBATE 2015 ocorreu no auditório da UFFS no Campus definitivo, com a temática central “A Influência de Paulo Freire em pesquisas na educação”. Foi numa quinta-feira, dia 18 de junho, a partir das 19:30.
Esse evento reuniu um grande número de pessoas de vários cursos e contou com a presença das convidadas Professora Franciele Marques, docente da URI, a qual deu uma ênfase a importância de estudar e aplicar os métodos Freireanos não só no ambiente educacional mas no nosso dia a dia; e da Professora Naira Mohr, docente da UFFS, a qual nos trouxe a importância de Freire para a militância e o entendimento dos movimentos sociais.
A Professora Franciele foi quem
iniciou as colocações com uma breve introdução sobre sua trajetória, como ela
entrou em contato com Paulo Freire e porque o interesse de estudá-lo. Ela nos
falou que Paulo Freire é estudado comumente a partir de um método de ensino, mas sua obra vai muito além.
Devemos levar em conta o distanciamento da época em que Freire escreveu com a atualidade, apesar de muitas coisas fazerem sentido ao serem aplicadas no cotidiano hoje, para ela Freire cria em 1964 uma proposta de um programa de alfabetização o qual não ensina como se deve educar, mas nos ajuda a pensar a educação.
Devemos levar em conta o distanciamento da época em que Freire escreveu com a atualidade, apesar de muitas coisas fazerem sentido ao serem aplicadas no cotidiano hoje, para ela Freire cria em 1964 uma proposta de um programa de alfabetização o qual não ensina como se deve educar, mas nos ajuda a pensar a educação.
Ela colocou também que os críticos
utilizam o argumento de que Freire não
tem rigorosidade metodológica em seus escritos, trazendo algumas
observações a respeito da Pedagogia da
Autonomia, uma das mais importantes obras de Paulo Freire. A convidada expôs a
utilização de frases soltas de Freire que distorcem o seu real sentido
ou são empregadas em contextos que não condizem com o Freire estava querendo
nos mostrar.
Para finalizar, a professora
Franciele abordou que o método de alfabetização de Freire é o materialista
dialético, buscando compreender a realidade na qual os sujeitos estão
inseridos. Para ele, o diálogo é a ferramenta fundamental para a educação e a
pesquisa, as quais devem ser feitas dentro de uma prática emancipatória. Com
isso cabe à escola o papel de construir
sujeitos autônomos que consigam ir em busca do seu saber. Por isso, as pesquisas devem
ter vinculação com a realidade social do indivíduo.
Outra convidada que se nos trouxe um
pouco de sua experiência e de suas atividades de pesquisa e extensão foi a docente da UFFS Naira Mohr.
Ela iniciou sua fala com um breve relato de suas experiências, como entrou em contato com Paulo Freire e o quanto sua obra foi importante para a sua atuação em movimentos sociais como MST.
Ela iniciou sua fala com um breve relato de suas experiências, como entrou em contato com Paulo Freire e o quanto sua obra foi importante para a sua atuação em movimentos sociais como MST.
A professora Naira nos trouxe algumas
implicações acerca das obras de Freire como a questão de que ensinar exige rigoridade
metódica e temos que estar em constante movimento para adquiri-la.
Quanto às obras do autor, a professora relatou que é necessário construir novos conhecimentos a partir dos escritos de Freire e, para isso, é de extrema importância que façamos uma compreensão acerca da totalidade do objeto estudado e das questões técnicas.
Segundo ela, não existe uma técnica neutra, por trás da mesma há toda uma problematização, e que tanto o pesquisador como o educador devem se empenhar para obter uma compreensão dialética da realidade, não bastando interpretar a realidade, mas agir de acordo com a mesma.
Quanto às obras do autor, a professora relatou que é necessário construir novos conhecimentos a partir dos escritos de Freire e, para isso, é de extrema importância que façamos uma compreensão acerca da totalidade do objeto estudado e das questões técnicas.
Segundo ela, não existe uma técnica neutra, por trás da mesma há toda uma problematização, e que tanto o pesquisador como o educador devem se empenhar para obter uma compreensão dialética da realidade, não bastando interpretar a realidade, mas agir de acordo com a mesma.
A professora Naira também nos disse que para
se estabelecer uma boa comunicação deve-se, segundo Freire, estabelecer o diálogo
e através dele uma relação de reciprocidade.
Por fim, ela expôs um pouco de sua pesquisa desenvolvida com mulheres trabalhadoras rurais, a qual tem como temática o feminismo e a agroecologia.
Após a exposição das professoras, realizamos um pequeno intervalo com café e salgados e bolos. Em seguida, os presentes levantaram questões e problematizaram aspectos da educação formal, informal e da formação universitária de novos professores.
Por fim, ela expôs um pouco de sua pesquisa desenvolvida com mulheres trabalhadoras rurais, a qual tem como temática o feminismo e a agroecologia.
Após a exposição das professoras, realizamos um pequeno intervalo com café e salgados e bolos. Em seguida, os presentes levantaram questões e problematizaram aspectos da educação formal, informal e da formação universitária de novos professores.
Obrigado pela participação de
todos e todas!
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