12/11- CASTRO, V. M. Diálogo da UFT com a comunidade: universidade da maturidade, conexão de saberes e comunicação, cultura e cidadania em Santa Bárbara. In: NASCIMENTO, E. P.; VEJA-PENA, A. (Orgs.). As novas dimensões da universidade: interdisciplinaridade, sustentabilidade e inserção social. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 143-167.

DIÁLOGO DA UFT COM A COMUNIDADE:
UNIVERSIDADE DA MATURIDADE, CONEXÃO DE SABERES E COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA EM SANTA BARBARA.
Vanessa Maria de Castro



            A universidade tem como função principal acadêmica realizar o papel de estimular o dialogo e a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade, realizando três tópicos que são o ensino, pesquisa e a extensão. Pensando nisso a Universidade do Tocantins realizou um estudo de caso com três programas voltados para a inserção social, que foram: Universidade da Maturidade; Programa Conexões de Saberes: diálogo com as comunidades populares e a universidade; e Comunicação, Cultura e Cidadania no Santa Barbara.
Universidade da Maturidade:
            A Universidade da Maturidade (UMA) é um projeto da pró-reitoria para pessoas acima de 45 anos de idade tentando assim fazer um intercambio numa relação da universidade com as pessoas da terceira idade, (pessoas acima de 45 anos), assim inserindo estas pessoas que por muito tempo ficaram afastadas, não somente dos estudos, mas também do convívio social, a prioridade claro é a educação destes alunos, mas vai além, como o esporte, o lazer, a arte, a cultura, buscando uma melhor qualidade de vida e uma melhoria no resgate da cidadania destes alunos. O curso tem 18 meses, totalizando 360 horas, que é distribuída em direito do idoso, varias oficinas, atividades extras, como atividades em parques, viagens, etc.
            Pesquisa realizada com os alunos da UMA relata que eles tiveram estímulos da família, amigos, e que o papel da família ao incentivar é fundamental, e que tiveram diversas situações por se motivarem a sair de casa, fazer novos amigos, aprender algo novo e diferente, participarem da vida cotidiana da cidade em que eles vivem; deixando para traz  por alguns instantes responsabilidades, filhos e netos principalmente, alguns permaneciam na cama o dia todo. Muitos se encontravam em depressão, tinham falta de uma atividade diária, e se sentiam muito sozinhos.
Podem observar-se nas falas que os velhos ainda se encontram prisioneiros de seus passados, e de que não existe projeto futuro, e isto ainda esta impregnada na sociedade e nas famílias. Em muitos casos também, a mulher, desde criança já tinha seu destino traçado imposto pela forma que a sociedade vive, que por não terem condições de estudar, viviam sob a tutela dos pais, depois se casavam e viviam sob a tutela do marido, e quando se separam vivam, ou enviúvam ficam sob a tutela dos filhos, então não tinham expectativas com o futuro. Enfim, muitas situações de “prisões” podem ser citadas pelas respostas destes alunos.
O Programa Conexões de Saberes, “diálogos entre comunidades populares  e universidade é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) de 2004, com uma demanda externa a Universidade, e o programa é pouco conhecido pela UFT, pois os professores não estão diretamente ligados ao programa, e não conhecem direito as atividades e os estudantes também. Este programa ainda não conseguiu de fato se inserir como identidade dentro do programa, assim como na comunidade.

Programa Comunicação, Cultura e Cidadania no Santa Barbara
            Este programa foi realizado para produzir um jornal para a comunidade Santa Barbara,  adaptado pela coordenação da UFT para atender as  necessidades da aprendizagem do curso de Comunicação Social , trazendo a experiência das “comunidades populares” com a pratica da comunicação. Foram desenvolvidas cinco atividades :Cidadania e cultura, inclusão digital, jornalismo impresso em pequenos meios, radio comunitária e produção de vídeo.
A Radio comunitária era o mais esperado, mas não teve sucesso devido a burocracia e por vários motivos de regulamentos governamentais que controlam os postes de luz, espaço aéreo, entre outros acabou inviabilizando a concretização.


Considerações

Os programas realizados pela UFT ainda estão em processo de construção em relação a participação, pois ainda são poucas pessoas evolvidas nos projetos. Todos os programas tem o objetivo de trabalhar com transparência em suas atividades e ações, mas que vem realizando com toda certeza a inserção social de pessoas que estariam excluídas deste contexto, tentando realizar o fundamental tripé da universidade que é ensino, pesquisa e extensão dentro dos três programas.  



                                                                                         Síntese elaborada por Jaqueline Bordin Kosloski

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