Síntese do texto discutido no dia 01/10: "A Universidade Federal da Fronteira Sul e sua experiência de inclusão por meio da instituição das cotas sociais"



ROTTA, E.; VITCEL, M. S.; ANDRIOLI, A. I. A Universidade Federal da Fronteira Sul e sua experiência de inclusão por meio da instituição das cotas sociais. In: LUFT, H. M.; FALKEMBACH, E. M. F.; CASES, J. B. (Orgs.). Freire na agenda da educação: inclusão e emancipação de jovens e adultos. Vol. 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012, p. 55-65.

Os autores destacam no texto o compromisso histórico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada, em 2009, com a finalidade de atender uma região historicamente desassistida pelo Ensino Superior brasileiro. Fruto da mobilização de movimentos sociais possui o desafio de ser pública, democrática e popular.

Para que ela possa ser pública de fato, a UFFS, além de ser estatal, não pode servir a interesses privados mercantis, mas sim a anseios da coletividade. Para que possa ser democrática, é necessário construir instâncias legítimas de participação e representação da sociedade civil para as tomadas das suas principais decisões (p. 58).

Diante da constatação de que 90% dos alunos de Ensino Médio estavam em escola públicas, mas, apenas 10% chegavam ao Ensino Superior público, a UFFS utilizou formas de ingresso para atender estes segmentos excluídos dos bancos universitários. Criou-se, então, o Fator Escola Pública, bonificando os estudantes provenientes do Ensino Médio público, acrescentando índices de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a cada ano cursado (ROTTA; VITCEL; ANDRIOLI, 2012).

Segundo os autores, no ano de 2010, 93,68% dos estudantes da UFFS haviam cursado o Ensino Médio em escola pública; 87% eram oriundos de famílias com renda de até cinco salários mínimos; e 87% representavam a primeira geração da família a chegar a um curso superior. Desta forma, pode-se verificar que o Fator Escola Pública contribuiu para a inclusão de classes sociais sub-representadas no Ensino Superior, no entanto, expandir o acesso traz desafios importantes para a permanência destes estudantes na universidade.

Síntese elaborada por Joviana Vedana da Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas