Síntese do texto discutido no dia 01/10: "A Universidade Federal da Fronteira Sul e sua experiência de inclusão por meio da instituição das cotas sociais"
ROTTA, E.; VITCEL, M.
S.; ANDRIOLI, A. I. A Universidade Federal da Fronteira Sul e sua
experiência de inclusão por meio da instituição das cotas
sociais. In:
LUFT, H. M.; FALKEMBACH, E. M. F.; CASES, J. B. (Orgs.). Freire
na agenda da educação:
inclusão e emancipação de jovens e adultos. Vol. 2. Ijuí: Ed.
Unijuí, 2012, p. 55-65.
Os autores destacam no
texto o compromisso histórico da Universidade Federal da Fronteira
Sul (UFFS), criada, em 2009, com a finalidade de atender uma região
historicamente desassistida pelo Ensino Superior brasileiro. Fruto da
mobilização de movimentos sociais possui o desafio de ser pública,
democrática e popular.
Para que ela possa ser pública de
fato, a UFFS, além de ser estatal, não pode servir a interesses
privados mercantis, mas sim a anseios da coletividade. Para que possa
ser democrática, é necessário construir instâncias legítimas de
participação e representação da sociedade civil para as tomadas
das suas principais decisões (p. 58).
Diante da constatação
de que 90% dos alunos de Ensino Médio estavam em escola públicas,
mas, apenas 10% chegavam ao Ensino Superior público, a UFFS utilizou
formas de ingresso para atender estes segmentos excluídos dos bancos
universitários. Criou-se, então, o Fator Escola Pública,
bonificando os estudantes provenientes do Ensino Médio público,
acrescentando índices de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM) a cada ano cursado (ROTTA; VITCEL;
ANDRIOLI, 2012).
Segundo os autores, no
ano de 2010, 93,68% dos estudantes da UFFS haviam cursado o Ensino
Médio em escola pública; 87% eram oriundos de famílias com renda
de até cinco salários mínimos; e 87% representavam a primeira
geração da família a chegar a um curso superior. Desta forma,
pode-se verificar que o Fator Escola Pública contribuiu para a
inclusão de classes sociais sub-representadas no Ensino Superior, no entanto, expandir o acesso traz desafios
importantes para a permanência destes estudantes na universidade.
Síntese elaborada por Joviana Vedana da Rosa
Comentários
Postar um comentário