Síntese do texto discutido nos dias 09 e 16 de julho: Alfabetização e Conscientização de Paulo Freire

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. 2. reimp. São Paulo: Centauro, 2008, p. 29-57 [Alfabetização e Conscientização, Processo Metodológico].

O objeto de estudo principal nesta obra é a conscientização do indivíduo, em que ele se torna sujeito. Segundo Paulo Freire, conscientização visa “ultrapassar a esfera espontânea da apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica” (p. 30). O sujeito consegue obter a conscientização, desenvolvendo a consciência crítica, pois “quanto mais refletirem de maneira crítica sobre sua existência, e mais atuarem sobre ela, serão mais homens” (p. 38).
Todo ser humano produz cultura, nas palavras do próprio autor “ a leitura do mundo é precedida pela leitura da palavra”. Deste modo, a partir da problematização das experiências/do conhecimento da trajetória de cada um, tomando-se distanciamento da realidade e adquirindo um conhecimento abstrato, é gerada a descodificação. É um movimento de construção da realidade e um movimento intelectual, na medida em que é utilizado para ser aplicado na realidade novamente. De acordo com Freire, “conhecer é atuar sobre a realidade conhecida” (p. 49).
Para Paulo Freire, a educação é o ponto de partida para o homem tornar-se sujeito. Ele destaca que a importância de se conscientizar é o essencial para um desenvolvimento intelectual, econômico, entre outros. A importância com a descodificação, a reflexão, o pensamento crítico, ou seja, a conscientização, interfere no modo de pensar e agir de cada indivíduo conscientizado, um dos modos de transformar o mundo.

Adriele Sielski e Joviana da Rosa

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