Em Erechim: I Seminário Regional de Educação do Campo e I Seminário de História Oral
I Seminário Regional de Educação do Campo - Projetos Político Pedagógico de Escolas do Campo no RS
I Seminário de História Oral – A memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil
I Seminário de História Oral – A memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil
LOCAL: UFFS - Erechim
DATA: 02/10 a 04/10/2013
Entidades Promotoras
Comitê de Bacias Hidrográficas
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER/RS
Federação dos Trabalhadores da Agricultura - FETRAF Sul
Fundação Nacional do Índio - FUNAI
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul 15 CRE - Erechim
Secretaria Municipal de Educação de Erechim
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Via Campesina
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER/RS
Federação dos Trabalhadores da Agricultura - FETRAF Sul
Fundação Nacional do Índio - FUNAI
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul 15 CRE - Erechim
Secretaria Municipal de Educação de Erechim
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Via Campesina
Objetivos
Geral
O evento objetiva possibilitar espaço de problematização das especificidades e recorrências que caracterizam as dimensões socioeconômicas, políticas e culturais dos espaços rurais.
Objetivos Específicos
- Constituir um espaço permanente capaz de socializar, sistematizar as experiências de trabalho com o propósito de ampliar/ressignificar o debate teórico nos diferentes espaços de educação formal e não formal, nos quais acontece a educação dos trabalhadores do campo e da cidade;
- Sistematizar experiências e proposições que se apresentem como inovadoras das realidades educativas do campo;
- Consolidar um espaço científico comprometido com a diversidade de saberes;
- Articular-se com o debate do Seminário Internacional;
- Possibilitar vivências culturais e artísticas, que expressam as realidades da sociedade como um todo, primando pela diversidade em todos os seus sentidos;
- Discutir princípios orientadores para a construção de projetos político-pedagógicos nas escolas do campo;
- Produzir os anais do evento e livro coletivo, socializando, de modo mais amplo, os debates e produções apresentadas.
Metodologia do Evento
O Seminário está organizado para receber estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, membros de movimentos sociais, educadores populares e demais pessoas interessadas com o trabalho em torno da Educação Popular e da Educação do Campo. A proposta metodológica propõe um espaço participativo, desenvolvendo-se nos seguintes momentos:
- Conferências
Serão realizadas duas conferências sendo uma na abertura e outra no encerramento do evento. A dinâmica será desenvolvida da seguinte forma: a) exploração da temática (60 min.); b) debate aberto com a plenária (30 min.); c) considerações finais do conferencista (15 min.). O coordenador deverá mediar o debate aberto, com o auxílio de monitores para conduzir e organizar os blocos de perguntas/respostas. Objetiva-se, com este debate, oportunizar uma visão da região articulado com o cenário nacional e internacional, apontando desafios e possibilidades da educação dos trabalhadores.
- Painéis
Serão realizados três painéis, cada um com dois painelistas e como dinâmica a apresentação de palestras, coordenadas por convidados; Haverá debate com a plenária e as considerações finais dos painelistas; O objetivo dos painéis é o de aprofundamento teórico de aspectos específicos, com o aporte da participação de intelectuais que se dedicam a investigação teórica.
- Apresentação de Trabalhos
Os trabalhos serão submetidos e direcionados a um comitê científico regional, que aprovará as comunicações a serem apresentadas, nos Grupos de Trabalho, durante o Seminário. A organização seguirá a distribuição por eixo-sala. Haverá um coordenador, designado pela coordenação do Seminário, para cada Grupo de Trabalho. Cada trabalho terá um tempo de 15 minutos para ser apresentado. Em cada sala de apresentação de trabalho será disponibilizado computador e multimídia, que deverão ser organizados e manuseados por dois monitorares. Objetiva-se, com as apresentações de trabalho, oportunizar a socialização de pesquisas e experiências de trabalhos educativos, que estão em curso nas diferentes instituições participantes. Os trabalhos aprovados constarão nos Anais do Seminário, que estará disponibilizado no próprio evento. Os trabalhos apresentados receberão certificado específico de apresentação de trabalhos.
- Projeto Cultural
O espaço cultural no Seminário compreende as manifestações culturais e artísticas, que expressam as realidades da sociedade como um todo. Pretende-se que esteja dinamicamente relacionado à totalidade da proposta do Seminário. Esse projeto se constitui em uma organização específica e se encontra em fase de elaboração.
- Avaliação e Continuidade do Evento
Esse momento consiste na avaliação do evento e encaminhamentos referentes à continuidade.
Grupos de Trabalho
Os eixos de trabalho contemplam tanto pesquisas, quanto reflexões teóricas sobre experiências educativas concretas, que podem estar relacionadas ao espaço urbano ou ao campo, nas diversidades e especificidades dos sujeitos que os constituem (geracional; trabalho; gênero; raça/etnia, religião, entre outras). Os trabalhos devem ser inscritos em um dos eixos propostos:
1) História do Campo: A questão agrária e educacional
Neste grupo temático serão aceitos trabalhos sobre as questões agrária e educacional, enquanto processo histórico na formação do espaço regional, considerando os processos de concentração fundiária, a ação do agronegócio, o protagonismo dos movimentos sociais rurais, as regulações das leis agrárias, a compreensão da ausência histórica de políticas de educação do e no campo.
2) Trabalho, Cultura e Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a organização do território, sob a perspectiva do trabalho e da cultura das populações do campo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
3) Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as políticas municipais, estaduais e nacionais, além da relação entre a sociedade civil organizada e os agentes estatais em um esforço de constituir a agenda pública quando a temática versar sobre a educação e sua aplicação nas escolas de educação básica do campo, no ensino técnico e superior
4) Alternativas de Produção e Reprodução social
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre produção das comunidades camponesas sob a organização de instituições ou organizações (ONGs, Movimentos Sociais, sindicatos, cooperativas, associações, organizações de economia solidária, entre outros) que prestam formação nos âmbitos formal (escola) e não-formal, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
5) Práticas pedagógicas e de gestão escolar na Educação Básica (EI, EF, EM e EJA)
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos sobre que tratem da especificidade do trabalho escolar do campo e da cidade. Também trabalhos que problematizem os referenciais teóricos que fundamentam os projetos educacionais e/ou analisem os embates políticos, econômicos, sociais e culturais presentes nestes processos.
6) Práticas Alternativas de Ensino Superior em Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem análise e reflexões sobre práticas desenvolvidas por instituições de ensino superior no contexto do campo. Serão aceitos propostas no âmbito da formação inicial e continuada de professores, atividades de extensão e pesquisa, bem como iniciativas que promovam a articulação universidade e comunidade.
7) Práticas Pedagógicas da Educação Indígena
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem experiências e/ou estudos que tratem da questão educacional indígena.
8) Práticas Pedagógicas da Educação Quilombola
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem experiências, estudos, que tratem da questão educacional quilombola.
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