PETcom leva Carolina Maria de Jesus ao E.E.E.M. Érico Veríssimo

 


Dando um início tardio às atividades do PETcom de 2024, nos dias 13/11 e 19/11, o grupo de petianos Alessandro Barbizan Vastrinche, Cecília Hauffe de Lima, Eduarda Zaparoli e Helena Kanieski estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Verissimo com as turmas de EJA e terceiro ano noturno.

Para dar início a dois dias incríveis de trocas de experiências e conexões, a oficina vínculada ao projeto "Potencialidades da leitura da vida e da obra de Carolina Maria de Jesus", orientado pela Prof. Dr.ª Paula Lindo, se iniciou com uma exposição de imagens relacionadas a como Carolina queria ser lembrada.

Imagens da autora vestida para o carnaval, vestindo joias e roupas limpas, assinando livros sentada ao lado de escritores tão importantes quanto ela foram mostradas para iniciar o debate de como Carolina era. Após essa conversa, uma exposição de como a mídia inicialmente retratou a vida no barraco e na favela do Canindé, as imagens de Carolina escondendo seu cabelo natural com turbante e vivendo apenas a vida pobre que ela tanto ressentia, para debater quem Carolina foi obrigada a ser por tanto tempo.





Com orientação dos bolsistas PET, os estudantes iniciaram uma conversa intensa acerca de trechos do livro "Quarto de Despejo", que foram compartilhados pela roda para uma leitura coletiva. Impressões sobre a vida de Carolina e as mazelas da pobreza que pessoas com tanto potencial criativo e artístico são forçadas a viverem surgiram, assim como conotações pessoais relacionadas à vida da autora.

Prometendo voltar na semana seguinte para uma versão prática mais recreativa do nosso estudo sobre a vida de Carolina Maria de Jesus, o grupo se encontrou novamente com materiais artísticos diversos. 







No segundo dia de oficina, os petianos decidiram levar aos estudantes a experiência de se expressarem artisticamente acerca da autora e suas vivências assim como ela fazia com seus diários no dia a dia do barraco.

A proposta incluiu todos os tipos de expressões artísticas fossem poemas, desenhos ou origamis. 

Com a participação especial de uma turma de Geografia e Questão Ambiental da UFFS, orientada pelo Prof. Dr. Reginaldo José de Souza, os alunos que na semana anterior haviam sido introduzidos à autora agora expressariam artisticamente suas impressões acerca de suas obras e vida.









O resultado da expriência foi excepcional, concluindo que Carolina não só "respirava" arte no seu dia a dia, como inspira arte diariamente em todos que toca com seus inscritos e sua história.

As artes feitas pelos alunos falam por si só. Deixamos apenas um agradecimento profundo à direção e coordenação do turno da noite da escola E.E.E.M. Érico Veríssimo pelo acolhimento e recepção da oficina e do nosso grupo. Agradecemos também as turmas que estiveram conosco nesses dois dias, pela dedicação nas oficinas e pelo carinho compartilhado pela Carolina. 

Segue as obras:































Muito Obrigada! 

Comentários

Postagens mais visitadas