RELATOS DO PET EM DEBATE

TEMA:

VIAS EMANCIPATÓRIAS: FEMINISMO E EDUCAÇÃO POPULAR

            
No dia 13 de abril de 2017, o Grupo Práxis PET Conexões de Saberes, realizou a primeira mesa do PET em Debate do ano. Em conexão com o Grupo de Estudos o tema escolhido para a mesa foi: Feminismo e Educação Popular, que contou com a presença do mestrando da UFFS, Sian Alegre e da professora Drª. Rita de Cássia F. Machado. 




Quem iniciou os diálogos foi o nosso colega de instituição Sian, que trouxe para reflexão e debate o tema feminismo negro, o qual faz parte da pesquisa que ele realiza no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UFFS/Campus Erechim. Sian abordou os estudos Decoloniais, as fontes de estudo do feminismo negro e a marginalidade com que o tema é visto, a situação de vulnerabilidade social em que se encontram alguns segmentos de mulheres negras e indígenas. Além disso, ele colocou um pouco sobre o espaço em que ele, enquanto homem branco, ocupa na discussão sobre feminismo negro. 




  De acordo com Sian “situo a modernidade e seu legado oculto, explicando que não há Modernidade sem Colonialidade”. Ainda na sua exposição, ele trouxe nomes como o a filosofa e educadora popular, Maria Lugones e seus estudos acerca do sistema moderno colonial de gênero.  
Nesse sentido, a professora Drª Rita de Cássia, iniciou sua fala através de algumas perguntas com o intuito de instigar o diálogo que foi construído durante o esse espaço de formação.





Abordando assim, os estereótipos que se constroem em uma cultura machista, sexista e afetam o dia a dia das mulheres e que as inibem, violentam, reprimem e excluem de vários espaços. De maneira espontânea e divertida a professora Rita, trouxe experiências de sua adolescência e instigou reflexões importantes, como a liberdade das mulheres em uma sociedade machista. Assim como Sian, Rita trouxe para o debate um educador popular, nesse caso, Paulo Freire com a relação opressor x oprimido.


Comentários

Postagens mais visitadas