PET EM DEBATE 2017: FEMINISMO E EDUCAÇÃO POPULAR





SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE O TEMA


Artigo

PAULO FREIRE E A CONDIÇÃO DA MULHER

Balduino Antonio Andreola

RESUMO



Resumo: De natureza bibliográfica, neste ensaio teve-se por objetivo (re)visitar o tema da condição da mulher na obra de Freire. O autor denuncia toda forma de discriminação. A da mulher, mais explicitamente em Pedagogia da Esperança, À sombra desta mangueira, Pedagogia da Indignação e Pedagogia dos sonhos possíveis. Sobre Pedagogia do Oprimido declarou que jamais teria escrito o livro se permitisse oprimir suas filhas, sua mulher ou as mulheres com quem trabalhava. Mas aceitou as críticas das feministas americanas de que a linguagem daquele livro era machista. Por outro lado, um amplo movimento feminista na Suíça se inspirou naquela obra para sua luta, sem vê-la na mesma linguagem machista. Segundo o grande linguista Manfred Peters, a mudança da linguagem machista deve inserir-se num processo de transformação social, sem o qual somente alterações da linguagem não resolvem o problema.
Palavras-chave: Mulheres. Machismo. Feminismo. Freire. Discriminação.
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Livro

MACHADO, R. C. F. M.; CASTRO, A. M. (Orgs.). Estudos feministas: mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016.


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Esse livro será  lançado pela co-organizadora no dia do evento junto com esta outra obra:



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