Estudo sobre Políticas Públicas: PRONATEC
No grupo de estudos, concluindo o bloco de leituras acerca do PRONATC, foi discutido artigo sobre "a relação ensino médio e educação profissional". Confira a síntese elaborada para o debate!
REFERÊNCIA:
SALDANHA, L. L. W. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação profissional. Disponível em:
<http://www.ucs.br/…/anped…/9anpedsul/paper/viewFile/1713/141>
BREVE
LEVANTAMENTO SOBRE O ARTIGO “O PRONATEC E A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO
E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”, DE LETÍCIA SALDANHA – UFPR
Neste texto, tendo como
contraste o último que lemos em relação ao PRONATEC, onde naquele
momento eram apresentadas todas as possibilidades e realizações do
Programa, até mesmo de forma exaltada, agora, deparamo-nos com uma
mesma abordagem, porém, sob outra perspectiva. Quando relacionado o
ensino médio com a educação profissionalizante, a autora destaca
como principal problemática a real melhoria na qualidade da educação
pública (ensino médio) com a “parceria” ao PRONATEC.
Com base nisso, a política
pública chega à sociedade brasileira, destaca a autora, via
parceria público/privado sob uma espécie de “dualidade
estrutural da educação” (p.1). No entanto, algumas questões
levantadas já no início do texto são fundamentais para
conseguir-se obter uma captação da ideia central: há
uma sinalização por parte do governo federal em relação à
direção que o programa assumirá diante da educação
profissionalizante de nível técnico? como se dá, na prática, esse
processo educacional profissionalizante? Uma formação qualificada
ou pura e simplesmente uma formação aligeirada, ora visando apenas
o mercado de trabalho?
A
autora, Letícia Saldanha, sobretudo apresenta uma necessária
compreensão crítica e uma autonomia, por parte dos jovens
trabalhadores ainda em seus períodos escolares; período este que,
por contradição, não fornece-lhes quaisquer possibilidades de uma
visão emancipatória na sua condição estudantil – ético
e intelectualmente referindo-se.
Porém, nesta educação profissional que lhes é ofertada, os
estudantes são “aprontados” para uma condição servil no
mercado de trabalho. Apenas!
É
neste contexto profissionalizante que o PRONATEC surge para suprir
esta demanda de trabalhadores e jovens brasileiros com alguma
vulnerabilidade social. Esta associação entre ensino médio e
ensino profissionalizante deu-se “a partir do Programa Brasil
Profissionalizado, lançado em 2008 pelo governo federal” (p.6).
Logo em seguida, é levantada a problemática de que tal Programa foi
um indutor desta expansão educacional brasileira, porém, não arcou
com as condições necessárias para uma realização satisfatória.
Ou seja, fora muito bonito diante dos papéis, mas sobretudo, na
prática deixa
a desejar.
Oferecer a gratuidade é
fator predominante para uma boa educação? É em cima disto que a
autora reflete sobre a atitude, por parte do Estado, de repassar a
setores privados – via recursos financeiros –, esta tarefa
educacional. Seria esta a mais qualificada ação do Estado? [sobre
esta questão reflito junto da autora]
Inclusive, podemos notar
uma certa denúncia por parte da autora em relação da falha
preparação do estudante, quando este ainda está no ensino médio
(p.9).
Temos
analisado o PRONATEC,
diante do bloco de leituras acerca da política pública e
sua atuação sobre
um cenário contraditório educacional do país; tendo em vista que,
por um lado faz-se necessário
uma qualificação para o mercado de trabalho, já que este
encontra-se cada vez mais excludente e, por um outro lado,
deparamo-nos com a questão: será que esta é a medida de uma real
solução para o problema? E é em tais questões que discutiremos
quando tratamos do assunto.
Maurício
Fortes, Erechim - 03/07/2015
REFERÊNCIA:
SALDANHA, L. L. W. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação profissional. Disponível em:
<http://www.ucs.br/…/anped…/9anpedsul/paper/viewFile/1713/141>
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