Síntese do segundo bloco de leituras do Grupo Práxis - Julho/2014


O segundo bloco de leituras de 2014, do grupo de estudos PET Conexões de Saberes “Práxis”, teve como objetivo discutir os temas: Acesso e Permanência das Classes Populares no Ensino Superior e Mercadorização da Educação.
A sistematização a seguir busca relacionar quatro textos distintos que refletem sobre tais temas. Desta forma, nossa sistematização refere-se à BECHI (2011), CORREA; ROCHA (2012), OLIVEIRA (2009) e ZAGO (2006).
Nosso objetivo de estudar tais referências está na busca pela compreensão de uma série de fatores que nos ajudam a entender alguns processos sociais que refletem em nossa própria realidade como estudantes de ensino superior.   O foco de tais leituras está na análise e na compreensão de como se dá a trajetória escolar das classes populares até a universidade, e, no atual contexto, em qual universidade estes estudantes estão conseguindo chegar.
No Brasil, assim como muitas outras coisas, a universidade foi pensada para poucos. A expansão do ensino superior em sua grande parte se deu através da iniciativa privada, num momento onde os governos militares do Brasil fortaleceram a lógica da educação como formação/preparação para o mercado de trabalho. Tudo isso se potencializou após a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996.
Com a LDB de 96, a educação passa a ser entendida não apenas como um direito mas também como um serviço. Prevalece a lógica do atual governo neoliberal, que a abre a oportunidade de financiar e investir na iniciativa privada, abre a oportunidade pro capital internacional no mercado educacional e abre a possibilidade da criação dos cursos de EAD.
Em grande parte, essa lógica se mantém até hoje e isso nos faz voltar e refletir sobre um dos focos deste bloco de leituras: em qual universidade as classes populares estão chegando? Em quais cursos? Quais os impactos que a relação entre trabalho e estudo traz para a trajetória escolar dos estudantes das classes populares? Quais os limites e as possibilidades para a formação destes alunos?


BECHI, D. Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional. Acta Scientiaru Education. Maringá, v. 33, n. 1, p. 139-147, 2011.

CORREA, L. J. L.; ROCHA, M. S. P. M. L. Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de Jovens das classes populares. Educação Temática Digital. Campinas, v.14, n.1, p.420-441, jan./jun. 2012.

OLIVEIRA, R. P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.


ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, ago 2006.

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