Síntese do segundo bloco de leituras do Grupo Práxis - Julho/2014
O segundo bloco de
leituras de 2014, do grupo de estudos PET Conexões de Saberes “Práxis”, teve
como objetivo discutir os temas: Acesso e Permanência das Classes Populares no
Ensino Superior e Mercadorização da Educação.
A sistematização a
seguir busca relacionar quatro textos distintos que refletem sobre tais temas.
Desta forma, nossa sistematização refere-se à BECHI (2011), CORREA; ROCHA
(2012), OLIVEIRA (2009) e ZAGO (2006).
Nosso objetivo de
estudar tais referências está na busca pela compreensão de uma série de fatores
que nos ajudam a entender alguns processos sociais que refletem em nossa
própria realidade como estudantes de ensino superior. O foco de tais leituras está na análise e na
compreensão de como se dá a trajetória escolar das classes populares até a
universidade, e, no atual contexto, em qual universidade estes estudantes estão
conseguindo chegar.
No Brasil, assim como
muitas outras coisas, a universidade foi pensada para poucos. A expansão do
ensino superior em sua grande parte se deu através da iniciativa privada, num
momento onde os governos militares do Brasil fortaleceram a lógica da educação
como formação/preparação para o mercado de trabalho. Tudo isso se potencializou
após a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996.
Com a LDB de 96, a
educação passa a ser entendida não apenas como um direito mas também como um serviço.
Prevalece a lógica do atual governo neoliberal, que a abre a oportunidade de
financiar e investir na iniciativa privada, abre a oportunidade pro capital
internacional no mercado educacional e abre a possibilidade da criação dos
cursos de EAD.
Em grande parte, essa
lógica se mantém até hoje e isso nos faz voltar e refletir sobre um dos focos
deste bloco de leituras: em qual universidade as classes populares estão
chegando? Em quais cursos? Quais os impactos que a relação entre trabalho e
estudo traz para a trajetória escolar dos estudantes das classes populares?
Quais os limites e as possibilidades para a formação destes alunos?
BECHI, D.
Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual
cenário educacional. Acta Scientiaru Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.
139-147, 2011.
CORREA, L. J.
L.; ROCHA, M. S. P. M. L. Disposições aos sacrifícios da escolarização:
trajetórias de Jovens das classes populares. Educação Temática Digital.
Campinas, v.14, n.1, p.420-441, jan./jun. 2012.
OLIVEIRA, R. P.
A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade,
Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.
ZAGO, N. Do
acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários
de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n.
32, p. 226-237, ago 2006.
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