Relatório – Oficinas nas escolas/ 2013



O Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes (PET), no segundo semestre de 2013 trabalhou na parte da extensão com oficinas nas escolas de ensino médio na região Alto Uruguai, essas oficinas tinham como objetivo tratar sobre a Universidade, sobre os cursos, forma de ingresso, ENEM, bolsas e auxílios fornecidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), buscando problematizar com os estudantes a necessidade de realizar um curso superior hoje, bem como verificar as suas perspectivas em relação à continuidade dos estudos e a relação de incentivo por parte da escola, da família. Essa verificação se dava por meio da distribuição de algumas questões que são respondidas em grupo pelos estudantes e depois são relatadas para toda turma, a partir das respostas iam se problematizando outras questões.

As questões tratam da importância da Escola, do papel da Universidade, da importância da vinda da UFFS para região. Os bolsistas do PET também falaram das suas trajetórias, de como chegaram a Universidade, da questão de terem estudado em escola pública, de serem de classe popular, a primeira geração da família a chegar ao ensino superior. As oficinas foram feita em cinco escolas na região Alto Uruguai (Erechim, Erebango, Cruzaltense, Itatiba do Sul e Aratiba).

A seguir será relatado através de imagens realizadas durante as oficias, e a partir de relatórios dos alunos bolsistas que realizaram estas, experiências sentidas e vividas durante a realização, a percepção que tiveram sobre os alunos e dados levantados a partir das atividades propostas nas escolas com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio. O objetivo das oficinas é estabelecer um dialogo com os estudantes sobre a continuidade dos estudos, levar algumas informações sobre a UFFS, sobre o processo seletivo, sobre o Enem, SISU, além de buscar perceber as percepções dos alunos sobre algumas questões importantes, que fazem parte da sua vida e que muitas vezes não são claras.


Erechim – Escola de Ensino Médio Dr. João Caruso.



                                                       

Fonte: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637412776322671.1073741830.409660459097905HYPERLINK "https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637412776322671.1073741830.409660459097905&type=3"&HYPERLINK "https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637412776322671.1073741830.409660459097905&type=3"type=3


 
                                                                         Diurno:


Eram 27 alunos, estavam sem professor (falta de professores na escola). A turma é bem agitada e no início parecia não estar muito interessada pelo assunto. Apenas alguns alunos trabalham, e é predominante a presença de alunos brancos. Houve conversa durante a exposição e alguns alunos continuaram fazendo suas atividades. A proposta de atividade, de divisão de grupos se deu de forma organizada. As questões foram distribuídas e no tempo de debate em grupo houve bastante barulho, até mesmo os próprios alunos chamavam a atenção dos colegas. Durante as respostas percebeu-se que os alunos não tem muita intimidade com a exposição em público, em relação a primeira questão a resposta considerou a escola como local do conhecimento e da convivência (socialização). Quando dialogado sobre a escola, se ela vem cumprindo esse papel os alunos se dividiram entre o sim e o não, um aluno falou que a escola dá o conhecimento básico, quem prepara para a vida é a universidade/faculdade.


Foi difícil conter a agitação da turma durante as respostas. A segunda questão sobre a importância de continuar os estudos ficou naquela ideia de que é importante para o mercado de trabalho. Em relação a UFFS os alunos já conheciam e percebem-na como mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Os alunos têm noções bem básicas sobre o que é universidade e sobre o seu papel na sociedade na formação tanto profissional quanto na dimensão cultural. Em relação as expectativa, segundo alguns alunos são as melhores possíveis, devido a necessidade hoje de ter uma formação seja ela técnica ou superior. Na hora das questões e das dúvidas surgiu a pergunta recorrente em relação a novos cursos na Universidade.



Noturno – 1° Turma:








A turma era de 25 alunos. A turma é bastante agitada, conversa muito. Em alguns momentos foi difícil estabelecer o diálogo, e alguns alunos simplesmente não prestaram atenção. Na hora da atividade os grupos conversavam muito, os alunos que estavam interessados pediam silêncio aos colegas. As respostas foram curtas e superficiais, os alunos não estavam a fim de dialogo e alguns eram ate insipientes. Sobre a escola remetem a questão do conhecimento e preparo para a vida. Se ela cumpre essa função as opiniões se dividem entre sim e não. Sobre a universidade relacionam com a questão do trabalho, mercado trabalho. Já conheciam a UFFS e veem como mais uma oportunidade para continuar os estudos. Segundo os alunos tem boas perspectivas em relação a continuidade dos estudos. A conversa foi rápida e por vezes tive que alterar a voz, pois a turma não se calou. Não houve questões. Quase todos os alunos são trabalhadores. Nenhum pai ou mãe fez ensino superior.

                                                    Noturno 2° turma:


A turma tinha 27 alunos. A turma no inicio parecia mais interessada, no decorrer do dialogo também precisei alterar a voz e pedir silencio. A atividade foi difícil de manter a atenção dos alunos, a turma conversava muito. As respostas foram muito superficiais e algumas sem sentido. Sobre a escola permanece a ideia da primeira formação, do conhecimento e da vida. A universidade é relacionada ao mercado de trabalho. A UFFS vista como oportunidade. E as expectativas com a continuidade dos estudos também se relaciona com melhores oportunidades de trabalho e fortemente a questão de ganhar dinheiro. As questões que apareceram foram em relação aos custos dos cursos na universidade, ou seja, mesmo depois da exposição sobre a gratuidade, os alunos ainda tinham duvidas e também em relação ao SISU. O dialogo também foi difícil e terminamos logo a conversa. Quase todos os alunos são trabalhadores e apenas um pai tem ensino superior.





        EREBANGO – COLÉGIO ESTADUAL IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA





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Fonte:


         CRUZALTENSE – ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VERA CRUZ


Matutino:


 

 

 

 

 

Vespertino:







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Na cidade de Cruzaltense, as turmas nos dois turnos eram bem pequenas, de manha em torno de 16 e a tarde em toro de 10 alunos. As duas turmas muito compreensivas nos cederam o espaço com muita educação colaborando com o silencio, não foi difícil de trabalhar com ambas as turmas. Uma certa dificuldade em faze-los falar, mas alguns sempre acabam falando, e tirando suas duvidas. Em relação à universidade é ligada ao mercado de trabalho. Sobre a UFFS a maioria já ouviu falar, contamos também nossas experiências de como foi nossa caminhada ate chegar a Universidade.



         Itatiba do Sul – Escola Estadual de Ensino Médio Prfª. Fernandina Rigotti





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ARATIBA – ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA




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Comentários Finais:


A intenção destas oficinas realizadas nas escolas publica, é levar a oportunidade a estes estudantes, e poder compreender através de questões que levamos a eles, porque motivo eles não chegam ao Ensino Superior. As respostas são muitas, mas queremos contribuir com a informação, que muitas vezes passam despercebidas por estes estudantes mais carentes e também "excluídos" de certas informações.

Esperamos contribuir cada vez mais para que o sonho destes estudantes que pode ser ingressar na Universidade seja possível e real, através destas oficinas eles podem tirar as duvidas e entender melhor como eles ingressam na vida acadêmica.
e

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