Reflexão sobre a reforma universitária


PINTO, Álvaro Vieira. A questão da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p. 20.

" O primeiro e mais grave erro em torno deste assunto [reforma universitária] está, pois, no que chamaremos 'a discussão pedagógica'. [...] Comentem os pedagogos um engano fundamental: supõem que seu trabalho consiste em organizar da melhor forma possível o ensino universitário para aqueles alunos que entraram na universidade. Ora, aqui está o vício radical dessa atitude: não indagar por que esses alunos entraram para a universidade, e por que milhões de outros não entraram. Esse é o ângulo novo e decisivo para a consideração do problema. Representa o aspecto sociológico predominando sobre o mero conceito pedagógico. O tema capital da reforma não consiste na organização do ensino para os elementos que ingressaram na universidade. Isto seria o simples aspecto didático. O principal está em discutir as causas que permitiram a esses alunos entrar nas escolas e excluíram os demais jovens da mesma idade de terem igual oportunidade".

Dá o que pensar... Esse livro foi escrito em 1961, no contexto das reformas de base. Classificado por alguns de pré-revolucionário (tanto no sentido conservador, vitorioso em 1964, como no sentido progressista durante o governo Jango) esse contexto fomentava o debate sobre o projeto nacional e, como de praxe, a universidade inserida nesse projeto.
Álvaro Vieira Pinto, intelectual brasileiro de base marxista, se posiciona no debate sobre a reforma universitária daquele período, em um movimento que acabou desembocando na Lei 5.540/1968, conhecida como Lei da Reforma Universitária (sob forte influência dos EUA).
Ao vivermos e pesquisarmos sobre o atual contexto reformista, a partir da UFFS, torna-se interessante ter presente os aspectos históricos que instituem a discussão sobre a universidade brasileira.
O grupo de estudos do PET/Conexões de Saberes da UFFS/Erechim busca exatamente isso: compreender processos históricos de formação da universidade brasileira para que possamos entender e intervir no cenário atual.

Prof. Thiago Ingrassia - Tutor

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