PETcom e Carolina Maria de Jesus: Representações e os usos Argila na Escola Victor Issler
Seguindo com as atividades do PETcom em 2024, nos dias 14 e 21 de novembro, o grupo de petianos, formado por Raila Iohane Deffaci e Cleiton Turski da Silva, realizou uma oficina na Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Issler, com a turma do sexto ano matutino.
No dia 14, a oficina, vinculada ao projeto “Potencialidades da leitura da vida e da obra de Carolina Maria de Jesus”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Paula Lindo, iniciou-se com uma dinâmica utilizando chocolates Bis, ministrada pelo Prof. Dr. Reginaldo José de Souza. A atividade dividiu os estudantes em duas grandes filas, posicionando os chocolates alternadamente entre os lados, com o intuito de ilustrar a desigualdade no acesso a recursos - enquanto alguns participantes tinham mais facilidade em alcançar os chocolates, outros enfrentavam maior dificuldade, dependendo de sua posição.
Em seguida, foi feito uma apresentação de slides com um trecho e imagens acerca da obra "Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada". A leitura e a interpretação incentivaram reflexões e discussões entre os alunos, resultando em relatos de identificação próprias e/ou em experiências semelhantes vividas por pessoas próximas.
Já no dia 21, foi proposto aos estudantes a criação de algo
que remetesse à vida e obra de Carolina Maria de Jesus e/ou às próprias vivências
dos alunos, utilizando argila como material base. A experiência foi
enriquecedora, explorando as potencialidades artísticas e criativas dos
participantes. Durante a atividade os grupos se dedicaram a criar
representações como barracos, Carolina com seus filhos, momentos com vizinhos e
outras cenas marcantes do diário. Ao lado das produções, os estudantes
escreveram pequenas frases inspiradoras ou reflexões, conectando-se ainda mais
com a obra e a trajetória de Carolina.
As produções dos estudantes foram sensacionais, evidenciando o engajamento de todos os participantes. Deixamos aqui nossos mais sinceros agradecimentos à direção e coordenação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Issler pelo acolhimento e apoio durante a oficina. Agradecemos também às turmas participantes pelo entusiasmo, carinho e dedicação em homenagear a vida, a obra e a memória de Carolina Maria de Jesus.
Comentários
Postar um comentário