PET ELOS VIRTUAIS: "ENSINO MÉDIO E PROJETOS DE VIDA: INTERFACES PARA PENSAR A ESCOLA E SEU CURRÍCULO."
Mais um momento de debate do Grupo Práxis - PET Conexões de Saberes. Toda última quarta-feira do mês as e os bolsistas movimentam o programa, compartilham e aprimoram conhecimentos, circulando por lugares outros do saber.
Na tarde de quarta-feira (29/09) recebemos com grande satisfação no nosso debate a professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino, no município de Santo Angelo/RS, Luthiane Valença. Ela é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (UNISINOS), mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó e licenciada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus Santo Angelo. No encontro, foi possível compreender a existência de um jogo de forças em torno das políticas para o ensino médio, isso porque a educação é parte da estratégia política e, historicamente, os setores dominantes têm empreendido o esforço para caracterizá-la e aprisioná-la com um campo guiado por razão utilitarista.
Entendemos que a BNCC reforça a responsabilidade individual dos jovens no enfrentamento e resolução de seus problemas. Tal afirmativa é reforçada à medida que o protagonismo juvenil se entrelaça com outras palavras, tais como habilidades, competências, aprendizagem, qualidade, autonomia, flexibilidade, responsabilidade, resiliência, projetos de vida, diferença, sustentabilidade, ética, equidade, direitos e direitos humanos. Por fim, são muitos desafios a serem enfrentados, que por sua vez, exigem esforços, projetos e estratégias que caminhem na contramão das reformas curriculares, bem como dos ataques à escola pública.
Comentários
Postar um comentário