Nota de apoio à luta contra a PEC 55, MP 746 e PLS 193 (Projeto "Escola sem partido)






O Grupo PET Conexões de Saberes, Práxis/Licenciaturas da UFFS Campus Erechim manifesta seu repúdio à PEC 55/2016 ("Reforma Orçamentária"), à MP 746/2016 ("Reforma do Ensino Médio") e ao PLS 193/2016 (Projeto "Escola Sem Partido) por entendemos que essas medidas são contrárias a um projeto de sociedade democrático e inclusivo.


A parte do orçamento público destinada à saúde e à educação não pode ser tratada como gasto, por que é investimento e direito social. Não aceitaremos que os mais pobres e excluídos paguem mais uma vez a conta!

Defendemos a educação pública, o aprofundamento da política de ações afirmativas, a diversidade na universidade e, por consequência, políticas públicas que promovam processos emancipatórios. Queremos uma escola que ensine a pensar, que promova a autonomia, o senso estético, a ética e, assim, contribua para o desenvolvimento da ciência, das artes, da filosofia e da tecnologia.

Somos solidários aos que lutam contra a arbitrariedade e não aceitam o retrocesso nos ainda insuficientes mecanismos de proteção social instituídos em nosso país.

Por isso, apoiamos a luta da juventude, dos sindicatos e dos movimentos sociais populares. Estamos ao lado dos que não resolveram não cruzar os braços neste momento delicado e que não aceitam duas décadas de penúria.


Em nome da educação pública, em defesa da UFFS e por um projeto de país verdadeiramente democrático, apoiamos os movimentos de greve e ocupação em escolas, institutos federais e universidades públicas e privadas que estão ocorrendo em todo o país.

Em especial, nossa solidariedade aos nossos colegas em greve do SINDTAE, aos cursos que estão em greve discente e aos que ocupam a UFFS Campus Erechim. Tenham certeza que sonhamos o mesmo sonho.



Erechim,  25 de novembro de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas