Relatório do II SINPET


Durante os dias 15 e 16 de novembro de 2014, o Grupo Práxis – PET Conexões de Saberes da UFFS campus de Erechim –RS, participou do II SINPET. O evento foi realizado na cidade de Laranjeiras do Sul –PR, reuniu todos os grupos PET da Universidade Federal da Fronteira Sul. Os temas em debate foram: “A produção do conhecimento nos grupos PET – Palestra ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Arenhaldt” e “Para que servem nossas atividades no PET”. Com o objetivo de registrar o evento, cada bolsista do Grupo Práxis – PET Conexões de Saberes fez um registro do II SINPET:


Relatório II Sinpet – Adriana Angerami

O Encontro de todos os PET’s da Universidade Federal da Fronteira Sul teve sua 2º edição no campus em Laranjeiras do Sul. Particularmente, o momento era de extrema importância para mim, pois entrei recentemente no Pet Práxis/Erechim e poder ver tanta diversidade de projetos, pesquisas e extensão em um único lugar foi empolgante. O Grupo Pet Práxis/Laranjeiras do Sul nos recepcionou muito bem, primeiramente nos entregando um copo como brinde e quebrando a seriedade do encontro trazendo a participação de outros acadêmicos da UFFS com apresentações musicais. A abertura do evento com o Prof. Rafael Arenhaldt compartilhando sua experiência na UFRGS no Grupo Pet me trouxe a reflexão de como o Programa de Educação Tutorial é importante para a comunidade acadêmica, mas, além disso, como se torna enriquecedor para @s Petian@s a autonomia de criar projetos, debater leituras e realizar pesquisas. Na segunda parte do encontro, os PET’s apresentaram seus respectivos trabalhos realizados ou em andamento desde o 1º Sinpet. Fiquei encantada com tanta criatividade e liderança em realizar projetos bacanas. Ao mesmo tempo que observava as ideias dos colegas, refletia sobre futuras possibilidades de atividades e projetos a serem realizados por nós, Grupo Práxis de Erechim. Aos colegas que organizaram o evento, um grandíssimo parabéns! E aos colegas que compareceram que continuem se empenhando e trazendo coisas novas para o PET da UFFS (de forma ampla), pois isso só tende a nos beneficiar.




PS: os coffe break estavam ótimos!

Relatório II Sinpet – Adriele Sielski

Exatamente, no dia 15 às 6hr00min o grupo PET saí a destino à Laranjeiras do Sul para a participação ao II Sinpet. Chegamos ao local do evento às 14:00, onde recebemos as credencias para o evento. O evento teve como programação...

Pode-se destacar que o evento contribuiu muito para os grupos PET's, pois com a aproximação dos grupos através das atividades propostas no evento teve como conhecer cada atividade de cada grupo, como aprimorar as pesquisas, extensões e ensino através da palestra ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Arenhaldt e dos temas oferecidos pelo Sinpet. Também foi colocado em questão onde será o próximo encontro e assuntos referentes ao próximo seminário dos grupos PET's.



Relatório II Sinpet – Carine Giaretta

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2014, ocorreu no Campi de Laranjeiras do Sul, o Segundo Sinpet- Encontro dos Grupos PET da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Foi a minha primeira participação no evento e também em um evento externo dentro do PET, bem como de grande parte dos integrantes do Grupo Práxis de Erechim, ao qual eu pertenço.

A nossa saída de Erechim foi no dia 15 de Outubro, por volta das 6:00 horas. Nos dirigimos até Chapecó, aonde nos aguardavam os grupos de Chapecó e Cerro Largo. A viagem transcorreu muito bem, sendo que chegamos em Laranjeiras do Sul, sede do evento, por volta das 13:00 horas.

As atividades iniciaram-se com a recepção os grupos PET, e com o pronunciamento de algumas autoridades, primeiramente houve o pronunciamento do Pró- Reitor de Pesquisa, posteriormente, a representante do CLAA e em seguida, de uma representante do Campi Laranjeiras do Sul. Houve também apresentações artísticas, realizadas por alunos daquele Campi.

Na sequência aconteceu a palestra com o Prof. Doutor Rafael Arenhaldt, com o tema: A produção do conhecimento nos Grupos PET: experiências e reflexões. Na oportunidade, o palestrante relatou sua própria experiência como Petiano, bem como, fez algumas provocações em relação aos rumos que os Grupos PET da UFFS vem tomando quanto sua capacidade de realização do ensino, pesquisa e extensão quanto produção de conhecimento.

Após houve a Primeira Rodada de Conversa com o Prof. Doutor Thiago Ingrassia Pereira, relatando a experiência de participação do Grupo Práxis- Erechim, no ENAPET 2014, realizado em Santa Maria – RS. Esse momento contou também com o relato dos bolsistas Daniel e Rovian, que estiveram presentes no evento. Foi ressaltada a importância da participação no evento, bem como, divulgada a data e local do ENAPET 2015. Para encerrar o dia, houve uma bela apresentação do Coral da UFFS de Laranjeiras do Sul.

O segundo dia iniciou com a Segunda Rodada de Conversas, com o tema: Qual o lugar dos Grupos PET na UFFS? Foram apresentados as atividades desenvolvidas em cada Campi, bem como, exposição de Baners. Os integrantes de cada grupo do PET, foram divididos em cinco grupos para fazer uma análise sobre o andamento das atividades do PET. Utilizando-se da Matriz FOFA( Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Após a discussão em grupo, os resultados foram apresentados para todos em forma de cartaz.

A atividade que finalizou o encontro foi os encaminhamentos para o III Sinpet, sendo discutidos o local de sede, se o Sinpet, continuará vinculado à Semana do Diversas e JUFFS, sendo discutida a vinculação dos eventos. Após várias discussões foi decidido, mesmo não havendo consenso, que o Sinpet 2015, será realizado na semana do Diversas. O Campi de Cerro Largo, candidatou-se para a realização do evento, ficando em aberto o local visto que muitos defendiam a vinculação do Sinpet ao JUFFS, que será realizado em Erechim.

Como experiência pessoal, posso dizer que foi muito importante, pela interação com os outros Grupos PET, bem como conhecer outro Campi, participar da construção das diretrizes do Grupo

Relatório II Sinpet – Carine Marcon

Durante os dias 15 e 16 de outubro os grupos PET da UFFS se encontram em Laranjeiras do Sul/PR para a realização do II Sinpet. O evento foi realizado no campus definitivo da UFFS, teve uma programação variada com apresentações musicais, palestra e apresentações de trabalhos realizados pelos grupos PET. Troca de experiências, conhecimentos e novas amizades marcaram esse evento, foi possível interagir e conhecer outros Petianos e o foco dos trabalhos realizados pelos outros grupos. O II Sinpet nos proporcionou nas oficinas a oportunidade onde os grupos se misturaram e elaboram quadros com os medos, as conquistas e as reivindicações dos grupos PET. Com a palestra com o Prof. Dr. Rafael Arenhaldt foi discutido a produção de conhecimento dentro dos grupos PET.

Relatório II Sinpet – Daniel Gutierrez

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2014, o Grupo Práxis – PET Conexões de Saberes esteve presente no II SINPET. O evento que consiste no encontro dos PET’s da UFFS a fim de realizar trocas de experiências entre os grupos, foi sediado pelo campus de Laranjeiras do Sul / PR.

No primeiro dia, o evento iniciou-se com a palestra do Prof. Dr. Rafael Arenhaldt (UFRGS), a qual teve como tema: “a produção do conhecimento nos grupos PET: experiências e reflexões”. Após a palestra houve um tempo para o café, e logo depois retornamos as atividades que consistiram no relato da participação de nosso grupo no ENAPET 2014, esta tarefa ficou a cargo do Tutor (Thiago), Roviam e eu. Em nossa fala apresentamos como se deu a organização dos espaços e atividades do evento e principalmente a importância de nossa participação como bolsistas em um espaço político de grande importância para se deliberar sobre as diretrizes do programa que somos integrantes.

A noite, no ultimo momento das atividades do dia, ocorreu apresentações de trabalhos, nas quais os grupos compartilharam suas experiências de pesquisa, ensino e extensão. Este momento foi de grande importância para compreendermos como os PET’s podem ter diferentes formatos e organizações, a apresentação dos banners acabou ficando para o segundo dia por falta de tempo.

No segundo dia pela manhã, aconteceu a 2ª rodada de conversa com o tema: Qual o lugar dos grupos PET na UFFS? Nesse momento discutimos a importância dos grupos na instituição, nosso papel pedagógico e político, mas principalmente, discutimos quais os caminhos trilhar para fortalecer os PET’s dentro da instituição e demarcar nosso espaço, sendo assim também melhor reconhecidos como grupos de pesquisa, ensino e extensão.

No intervalo ocorreu a apresentação dos banners e logo após inicio-se algumas discussões internas sobre a organização do próximo evento. Com o término do evento retornamos para Erechim.









Relatório II Sinpet- Ediana Braciak

O segundo Sinpet,o Seminário interno dos programas de Educação Tutorial da UFFS realizado no campus de Laranjeiras do Sul/PR, nos dias 15 e 16 de outubro, teve como tema: “Para que servem nossas atividades no Pet”.

No primeiro dia do Sinpet foi realizada apresentação musical de alunos do campus local da UFFS, em seguida o Prof. Dr. Rafael Arenhaldtpalestrou sobre o tema: “A produção do conhecimento nos grupos Pet: experiência e reflexão”, seguindo a programação o Prof. Dr Thiago Ingrassia e os alunos Daniel Gutierrez e Rovian Palavisini relataram sobre suas participações no ENAPET 2014.

Após o horário da janta tivemos uma linda apresentação do coral do campus organizador em seguida cada Pet apresentou os trabalhos realizados em seus grupos, terminando o primeiro dia todos foram descansar, a maioria em um seminário na própria cidade de Laranjeiras, ao amanhecer depois do café da manhã, todos se dirigiram novamente ao campus.

No segundo e ultimo dia do Sinpet foi realizado trabalhos em grupos com uma grande integração entre os petianos , os trabalhos tiveram como tema: “Qual o lugar dos grupos Pet na UFFS?”, depois das apresentações dos trabalhos teve algumas questões discutidas, as quais haviam sido levantadas no encontro. Por volta das 13:00 h teve fim o Segundo Sinpet, o qual se leva principalmente novos conhecimentos e amizades.



Relatório II Sinpet – Ellen Nascimento



Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2014, foi realizado o 2º SINPET na Universidade Federal da Fronteira sul, no campus definitivo de Laranjeiras Sul. No primeiro momento tivemos a recepção calorosa dos organizadores do evento, seguindo por uma palestra do Prof. Dr. Rafael Arenhaldt (UFRGS) sobre a produção do conhecimento nos grupos PET: experiência e reflexão.

Tivemos a 1º rodada de conversa, que foi do nosso grupo PET, divulgado as experiência adquiridas no ENAPET, pelos alunos Rovian e Daniel, e o Prof. Dr. Thiago Ingrassia (UFFS)

No dia seguinte, foi feita a segunda rodada de conversas, com o tema “ Qual lugar dos PET na UFFS?”. Separamos em vários grupos mesclados para debatermos sobre as questões levantadas durante o encontro, as dificuldades que cada grupo PET tinha em seu campus. A falta de visibilidade e outras coisas que foram questionadas ao longo do debate.





Relatório II Sinpet- Mauricio Fortes



A ida ao II Sinpet, em Laranjeiras do Sul – PR, nos proporcionou uma grande integração e contato com outros petianos, além de termos a oportunidade de ouvi-los em seus programas de extensão. Foi proveitoso o contato com um dos, ainda em obras, prédios da Universidade Federal da Fronteira Sul. O encontro possibilitou aos PET's da UFFS apresentarem seus trabalhos e discuti-los de forma clara e amigável. Tendo em vista todas as apresentações, conseguimos, sem dúvidas, levantar algumas questões de modo a discutirmos ainda mais nossos projetos de extensão ampliando o debate no assunto.
Já em sua atividade final, onde nos separamos por grupos e pensamos algumas questões a aprimorar dentro do PET, notou-se, de certa forma, algumas concordâncias em, por exemplo, a visibilidade do PET; a questão da reprovação em mais de uma cadeira; o valor das bolsas que em sua grande maioria fica aquém do que o bolsista realmente necessitaria. Contabilizando tudo, retomo, foi muito proveitoso nossa ida ao encontro. Que nos preparemos para ir a Cerro Largo no ano de 2015.


Relatório II Sinpet - Renata Bresolin de Jesus

O evento contou com a participação de diversos grupos PET de diversas áreas do saber e vários campi, dentre os quais, Erechim, Realeza, Cerro Largo, Chapecó e o Campus Laranjeiras do Sul que sediou o evento. Foram dois dias de evento, no primeiro dia tivemos a recepção na qual alguns estudantes do campus Laranjeiras do Sul mostraram seus talentos artísticos e musicais, logo após tivemos uma palestra com um representante e ex- participante dos grupos Pet, que enfatizou a percepção de mundo dentro de um grupo Pet e a importância do mesmo. Foi servido um delicioso lanche e após o mesmo Tiago Ingrassia Pereira professor doutor na área da educação e tutor do grupo Pet Práxis Conexões de Saberes do Campus Erechim apresentou um breve relato enfatizando a importância, os problemas e as lutas enfrentadas pelos grupos, o relato contou também com a participação dos bolsistas Daniel e Rovian.

À noite foram feitas algumas apresentações com alguns trabalhos desenvolvidos pelos grupos Pet, todos os trabalhos muito bem elaborados, criativos e que abrangem um público alvo, como o concurso de desenho desenvolvido pelo grupo Pet de Laranjeiras do Sul, o acompanhamento de algumas propriedades que desenvolvem a atividade leiteira, com o intuito de melhorar a qualidade do leite e garantir ao produtor uma melhor qualidade de vida através do manejo adequado dos produtos e da higiene certa. E o trabalho desenvolvido pelo Campus Chapecó de oferecer aulas de português para os imigrantes Haitianos que migram para o Brasil em busca de emprego e oportunidades, as aulas são ministradas pelos próprios integrantes do grupo Pet e o material utilizado foi desenvolvido pelo grupo.

No dia seguinte foi realizada uma atividade em grupo a qual diversificou os grupos organizando – os de forma homogênea para que houvesse diferentes perspectivas e pontos de vista, a atividade foi muito bem pensada, pois assim foi possível discutir com clareza os pontos positivos e negativos referentes aos grupos Pet. Logo após, foi feito a apresentação das propostas pensadas pelos grupos, para terminar foi feito o levantamento das mesmas que serão encaminhadas para discussão e análise. Dentre as propostas foi colocada a possibilidade de realização do III SINPET que ficou para ser definida entre Erechim e Laranjeiras do Sul.

Relatório II Sinpet – Rovian Palavicini

O SINPET deste ano (2014) aconteceu no campus definitivo da UFFS em Laranjeiras Do Sul (PR). Essa é a segunda edição do evento e, diferente da primeira, que aconteceu em Chapecó (SC), competiu e ao mesmo tempo aproveitou os espaços do JUFFS.
Para a abertura do evento estiveram presente representantes da UFFS e do CLAA. Neste SINPET foram elencados assuntos de interesse geral assim como apresentações artístico-culturais e exposição de pôsteres com os projetos desenvolvidos pelos grupos PET.
O respectivo evento é muito importante para a integração e fortalecimento dos grupos PET dentro e fora da UFFS.




Comentários

Postagens mais visitadas