TARDE IMPORTANTE DE FORMAÇÃO

A tarde de terça-feira, dia 6 de dezembro, foi extremamente fecunda em termos de formação ao PET/Conexões de Saberes. 
Os trabalhos foram abertos com a palestra "O/A Educador(a) Popular", ministrada pelo Prof. Adriano Nogueira, assistida pelo grupo de bolsistas por videoconferência na sala 3.
Recentemente, o nosso grupo de estudos discutiu o livro "Que fazer: teoria e prática em educação popular" de Paulo Freire e Adriano Nogueira.





Foi uma oportunidade de entrar um pouco mais em contato com as ideias de Adriano, a partir de temas como a construção do conhecimento como atividade intersubjetiva, a busca de respostas a partir da prática concreta e a importância da troca de experiências pautadas em princípios democráticos e emancipatórios.

A segunda atividade realizada foi uma oficina de produção textual com a professora Zoraia Bittencourt (UFFS/Erechim). A Profa Zoraia foi parceira do PET/Conexões de Saberes na revisão dos memoriais do primeiro grupo de bolsistas.

Profa Zoraia (UFFS/Erechim)

A partir disso, a professora problematizou algumas questões sobre autoria, escrita e leitura. Trechos dos memoriais da Silvia, Rafaela, Janniny, Fabrício e Fernanda foram trazidos para exemplificar estilos de escrita.
Por meio de consistentes referências, Zoraia destacou as qualidades e defeitos mais comuns em textos, focando no gênero memorial.

A autoria de memoriais foi o "foco" da atividade
  

Grupo em formação

Além desse momento assessorado pelo Profa Zoraia, os bolsistas do PET/Conexões de Saberes, em especial os que entraram em outubro, estão participando semanalmente de formação sobre memoriais.
A proposta é que até o mês de março/2012, as primeiras versões dos memoriais estejam  encaminhadas. Para isso, os encontros de terça têm buscado algumas referências:
a) leitura do livro com os memoriais dos bolsistas do Programa Conexões de Saberes da UFRGS intitulado "Caminhadas";
b) exame dos memoriais produzidos pelos bolsistas que iniciaram o PET/Conexões de Saberes no ano passado (2010);
c) diálogos com os colegas autores de memoriais (Fabrício, Fernanda e Fabrício);
d)  análise do blog  http://memorialformativo.blogspot.com/
e) exame de trechos do livro memorial "Cartas a Cristina", de Paulo Freire.


"O presente que se ignora vale o futuro."
Machado de Assis
Em "A Cartomante", em "Várias Histórias" (1896)

Comentários

Postagens mais visitadas