MEMORIAIS - Caminhadas até a universidade

Assim como no final de 2010, os novos bolsistas do grupo irão se envolver com a produção dos memoriais formativos.

A produção de memoriais da trajetória até a universidade é um recurso pedagógico que visa articular as experiências dos estudantes com o seu projeto de vida, no qual a universidade passa a ter destaque. Essa é uma prática comum junto aos diversos Conexões de Saberes que foram criados em universidades federais em todo o país. Intitulado de “Caminhadas” os memoriais dos bolsistas do Programa foram publicados pela SECAD/MEC, buscando “conceder voz a esses estudantes e ampliar sua visibilidade nas universidades públicas e em outros espaços sociais. Esses livros trazem os relatos sobre as alegrias e as lutas de centenas de jovens, rapazes e moças, que contrariaram a forte estrutura desigual que ainda impede o pleno acesso dos estudantes mais pobres às universidades de excelência do país” [1].
Os memoriais escritos pelos bolsistas da UFFS/Erechim são parte importante das ações do primeiro ano do Grupo PET/Conexões de Saberes, pois ajudam na “produção de si” e na conscientização dos bolsistas do lugar que passam a ocupar na universidade.

Links interessantes:






[1] Prefácio do Livro “Caminhadas” da UFRGS, escrito pelo então secretário da SECAD, Ricardo Henriques (WEBER et al, 2006).

Comentários

Postagens mais visitadas